Cases de Sucesso – Oriente Médio

Think Plastic Brazil

Importante região parceira para o mercado de plásticos transformados brasileiros, o Oriente Médio é fonte de cases de sucesso para as empresas participantes do Think Plastic Brazil. Confira!

São Bernardo: primeira venda para o Qatar apresenta linhas à região
A feira Ambiente 2019, um dos mais importantes eventos de Utilidades Domésticas da Europa, com (que recebeu em Frankfurt, na Alemanha, 136 mil compradores de 167 países), foi o palco principal de uma conquista importante para a empresa São Bernardo. Foi no evento que a empresa fechou, em primeiro contato e já nos dias do evento, o primeiro container de 40 HC para um cliente no Qatar, no Oriente Médio. Segundo Dina Gazola, representante da empresa, a negociação rápida e decidida do comprador foi surpreendente, demonstrando o compromisso das distribuidoras locais. “Apresentamos os produtos e vendemos uma coleção completa para teste de mercado, que foi entregue neste mesmo ano. Nossa expectativa é que sejamos bem aceitos e possamos expandir ainda mais nossa presença na reunião”, explica. A representante possui amplos conhecimentos do Mercado Árabe, tendo visitado a região junto a Missão da Apex-Brasil em 2013 e novamente em 2018, com a Missão Comercial do Think Plastic Brazil. A companhia esteve na Ambiente também com o apoio do Projeto de Exportação e Internacionalização do Plástico Transformado Brasileiro.

Metaltru: abertura de mercado garante contato com Oriente Médio

A Metaltru foi uma das empresas expositoras do Think Plastic Brazil na feira Ambiente 2019, que aconteceu em Frankfurt, na Alemanha. A companhia entrou em contato com um cliente do Qatar que se apaixonou pelos produtos brasileiros e decidiu testar sua penetração dentro do Golfo Pérsico. A companhia iniciou a venda em janeiro, durante a feira, e finalizou recentemente o embarque de um container de 20 HCs, que fará a entrada oficial da empresa na região. “Já estamos em contato constante com o comprador para que possamos recebê-lo novamente na Ambiente 2020. Este relacionamento bem próximo deve ampliar nossa presença, pois os produtos da Metaltru estão preparados para conquistar este mercado”, explica Dina Gazola, representante da companhia.

Invicta: Estudos de Mercado garantiram expansão
A Invicta começou em 2018 um intenso trabalho de análise de mercado e prospecção no Oriente Médio, bem como mapeamento da concorrência. Kuwait, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Qatar, Omã, Yemen, Paquistão, Chipre e Israel entraram no radar da companhia e adaptações tanto culturais quanto na linha de produtos foram realizadas para atender às demandas identificadas pelos compradores destes países. “Há aspectos culturais distintos da cultura ocidental, dias úteis diferentes do nosso calendário e certas barreiras na negociação liderada por mulheres. A empresa identificou esses pontos, adaptou-se e conquistou mercado”, explica Mariana Alvares, Export Manager da Invicta – Coleman e Newell Brands. Agora a companhia investe em viagens de prospecção, adaptação de produtos e entendimento do marketing local necessário para ampliar as vendas.

Sansuy: fidelização de clientes e adaptação de produtos ampliou mercado

Os tanques para armazenamento de água confeccionados em laminado de PVC reforçado da Sansuy já estão presentes na Arábia Saudita desde 1995, quando a empresa abriu mercado por meio de um distribuidor. A relação começou tímida, muitas vezes com venda de menos de um contêiner, mas já atingiu cerca de 35 mil peças por ano e hoje mantém-se estável em 10 a 15 mil tanques por ano. Para encontrar o distribuidor foi feita uma pesquisa intensa na região, identificando as características técnicas mais solicitadas e as especificidades para vendas no mercado árabe. “A proximidade com o novo comprador permitiu à companhia um investimento em adaptações dos produtos: lona, altura, largura, tipo de válvula para enchimento e esvaziamento do tanque. Essa disponibilidade, aliada à alta qualidade dos materiais, permitiu a entrada também em países árabes da África, como o Sudão, onde há 100 clientes deste distribuidor”, diz Tony Brito, diretor de negócios da Sansuy. Agora o desafio é ampliar mercado e a empresa mantém visitas periódicas à região, sempre em busca de informações de mercado, concorrentes e tendências mercadológicas para criar vantagens competitivas e entregar valor e qualidade.

ASTRA: 20 anos de experiência com mercado árabe

“A  feira Big Five, que acontece em Dubai, é um dos grandes momentos de contato com compradores de construção civil do Oriente Médio e de outros mercados”, explica Valéria di Giunta gerente de comércio exterior da Astra. A empresa sabe bem o que está falando, afinal, são 20 anos de venda ao Oriente Médio, com exportações constantes aos Emirados Árabes e Kuwait. Mas os produtos da Astra muitas vezes são redistribuídos na região, reconhecido hub oriental, motivo pelo qual a companhia busca agora a meta de criar linhas adequadas aos consumidores destes mercados. “Muitas das nossas linhas não permanecem nos Emirados Árabes e no Kuwait, já que a região é um pool para outros países. Esse é o nosso maior desafio: trabalhar com produtos que fiquem no destino. Por isso investimos em ações voltadas para alavancar as vendas junto ao Think Plastic Brazil, como participação em feiras, pesquisas específicas para tentar entender o potencial e outras ações mais pontuais”, complementa di Giunta.