Avalie o nível de maturidade em sustentabilidade da sua empresa

Sustentabilidade já é um daqueles temas essenciais no mundo corporativo. Pensando nisso, o Instituto Nacional do Plástico e o Think Plastic Brazil, em uma iniciativa conjunta com a Apex-Brasil e a Plastivida desenvolveram o Guia de Sustentabilidade do Plástico.

Lançado em 2015, o documento tem como ferramenta de apoio uma pesquisa on-line, com resultado imediato, que permite identificar o nível de maturidade em sustentabilidade da empresa e propõe, a partir do resultado, um plano de ação específico para a indústria de transformados plásticos.

O Guia e a pesquisa são gratuitos e têm o objetivo de apoiar as empresas do segmento na adoção de práticas ecoeficientes, de modo a se tornarem mais competitivas nos mercados brasileiro e internacional.

Para fazer a pesquisa, clique aqui. Para solicitar a sua cópia do Guia, envie um e-mail para marco.wydra@thinkplasticbrazil.com.br

Guia de Sustentabilidade

PCNI: curso de negócios internacionais é elogiado por associados

O Think Plastic Brazil e outros programas setoriais de promoção da exportação ofereceram este ano aos seus associados a possibilidade de participarem do Programa de Capacitação em Negócios Internacionais (PCNI), resultado de parceria entre a ESPM e a Global Jr. Com duração de quatro meses, o curso tem por objetivo preparar seus participantes para elaborar estratégias de internacionalização.

Passados quase dois meses de aulas, os associados do TPB que estão participando do programa já colocam em prática os conteúdos aprendidos. É o caso de César Yoshizumi, diretor executivo da Grades In Line. “O PCNI tem contribuído efetivamente em nossa preparação do ambiente de trabalho. O curso tem uma dinâmica muito boa e ajuda a desmistificar as barreiras de internacionalização, indicando as melhores práticas para um aperfeiçoamento interno e desenvolvimento de pensamento global”, conta.

Outra participante do curso é a supervisora de Negócios Internacionais da Jaguar Plásticos, Ariane Xavier. “O curso é excelente e contribui muito para a rotina profissional. Os temas realmente estão no contexto de Negócios Internacionais e Comércio Exterior, e a meu ver, são abordados de forma prática e com um conteúdo bastante rico”, disse Ariane.

O Think Plastic Brazil incentiva a qualificação permanente de seus associados e para isso oferece descontos em cursos, palestras gratuitas e outras ações de desenvolvimento. “As oportunidades de educação e capacitação oferecidas pelo programa são muito importantes, pois conseguimos nos preparar melhor internamente para sermos mais eficientes em nossos objetivos”, disse César.

A próxima ação de desenvolvimento ofertada pelo programa é a palestra Barreiras às exportações de plásticos, a ser realizada em São Paulo no dia 04 de maio. As inscrições podem ser feitas aqui.

Negócios internacionais

Design Export tem inscrições prorrogadas

A Agência Brasileira de Promoção da Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro Brasil Design (CBD) prorrogaram o período de inscrições para a segunda edição do Design Export, programa direcionado às indústrias brasileiras de qualquer setor ou região interessadas em desenvolver produtos e embalagens de bom design voltados ao mercado internacional.

O novo prazo para as empresas manifestarem interesse em participar é 22 de abril e a inscrição deve ser feita por meio do formulário disponível em www.designexport.org.br

A seleção se dará de acordo com critérios como maturidade exportadora, porte (quanto menor o porte, maior a pontuação), processo de desenvolvimento de novos produtos e orientação para o mercado externo. Participe!

O programa – Nesta edição, o programa Design Export proporcionará a oportunidade de desenvolvimento de produtos e embalagens inovadores voltados ao mercado internacional para até 200 empresas brasileiras que receberão consultorias, capacitações, apoio técnico e recurso financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação. Os consultores acompanharão todas as etapas do desenvolvimento do novo produto ou embalagem com a devida atenção ao processo de gestão do design criando uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.

Design Export

Think Plastic Brazil tem presença recorde de expositores na Housewares 2016

Pelo 12º ano consecutivo, o Think Plastic Brazil esteve na feira International Home & Housewares, em Chicago, nos EUA. E a participação no evento deste ano foi histórica, com 38 empresas associadas no estande do programa, algumas pela primeira vez.

A programação em Chicago teve início no dia 04, com a montagem e decoração do estande com o material dos expositores. Em seguida, cerca de 30 pessoas participaram do 7º Seminário Think Plastic Brazil, que contou com palestras do VP de de Global Trade Development da International Housawares Association, Perry Reynolds, sobre o cenário do mercado de varejo para utilidades domésticas em 2016 e do diretor do escritório de design Grupo Criativo, Rodrigo Leme, sobre design estratégico. O evento contou ainda com a presença do embaixador Paulo Camargo, cônsul-geral do Brasil em Chicago.

Entre os dias 05 e 08, mais de 70 representantes das empresas associadas ao Think Plastic Brazil estiveram em nosso estande. Ao todo, foram feitos cerca de 600 contatos com compradores internacionais. De acordo com dados da organização da feira, o evento reuniu 2.224 expositores de 47 países e recebeu mais de 62 mil visitantes de mais de 100 países. E para continuar nos números expressivos, não podemos deixar de falar dos resultados da participação do programa e seus associados no evento: USD 1,9 milhão em negócios realizados durante a feira e uma projeção de outros USD 10,6 milhões nos próximos 12 meses.

E depois desses quatro dias de muito trabalho na feira, cerca de 25 associados ainda participaram do retail tour promovido pelo programa: um passeio por grandes lojas de varejo para conhecer tendências e a realidade do mercado americano. As lojas visitadas foram CB2, Sur la Table, The Container Store, Whole Foods, William Sonoma e Bed, Bath & Beyond. “É uma oportunidade para nossos associados observarem tendências para seus produtos e também de pensar estratégias para se destacar no ponto de venda”, afirma Gilberto Agrello, especialista em desenvolvimento de mercado para o segmento de artigos para casa e utilidades domésticas do programa Think Plastic Brazil.

Home and Housewares 2016 - Resultados

47º PC: reuniões e negócios fechados na Gift Fair

A Gift Fair, realizada em São Paulo, foi o palco da 47ª edição do Projeto Comprador do programa Think Plastic Brazil. Voltado para empresas produtoras de artigos para casa e utilidades domésticas, o projeto comprador reuniu 55 empresas e cinco compradores internacionais, vindos da Bolívia, Canadá, Peru e Romênia.

Foram dois dias de rodadas de negócio e 266 reuniões realizadas. Os participantes fecharam USD 133 mil em negócios durante a feira e a previsão para os próximos 12 meses é de outros USD 2,8 milhões. A programação contou, ainda, com palestra da Euromonitor sobre tendências para casa e utilidades domésticas nos mercados da Argentina, Canadá, EUA e México.

Para o boliviano José Gonzalo Arce, comprador da Cimar, o projeto comprador foi uma excelente oportunidade. “Volto pra casa com as expectativas superadas. O projeto comprador foi excelente, outros países deveriam fazer o mesmo para promover suas exportações”, afirmou ao final do evento. Clique aqui para ver o depoimento dele.

Além das reuniões, os compradores internacionais tiveram a oportunidade de circular pela feira e visitar os estandes de grande parte dos associados na feira, uma das principais do setor no Brasil.

O próximo projeto comprador do Think Plastic Brazil será realizado durante a feira Fispal Tecnologia, em São Paulo, nos dias 14 e 15 de junho, com foco em fabricantes de produtos para uso em alimentos e logística.

Resultados 47º PC