Desligamento dos Sistemas Legados de Exportação – CRONOGRAMA

urf-Declaracao-unica-de-Exportacao_4

 

Notícia Siscomex Exportação nº 017/2018 publicada no Portal Único Siscomex que trata do cronograma de desligamento dos sistemas legados de exportação em decorrência da completa implantação do Novo Processo de Exportação a partir de 02 de julho de 2018.

Após um ano do início da disponibilidade para as empresas registrarem suas operações ao amparo do novo Sistema de Exportação (DU.E) do Portal Único de Comércio Exterior, o módulo aproxima-se do término de sua fase de implementação com desligamento dos antigos sistemas (HOD – Tela Preta e Siscomex Web).

A CNI destaca a importância de as Associações Setoriais, Sindicatos e Federações, integrantes do GTBFAC, darem ampla divulgação às suas empresas associadas para que conheçam e promovam as adaptações internas necessárias para migração ao novo processo de exportação baseado na DUE.

Fonte: CNI

Encontro GT de Barreiras e Facilitação de Comércio (GT-BFAC)

GTBFAC

Richard de Assis, especialista em comércio exterior do Think Plastic Brazil, participou este mês do Encontro do GT sobre Barreiras e Facilitação de Comércio (GT-BFAC). Entre os temas abordados no encontro estavam Barreiras em Terceiros Mercados; Facilitação de Comércio e Apresentação de estudos da CNI (Os custos e encargos dos órgãos anuentes no comércio exterior brasileiro).

O Grupo de trabalho divulgou conclusões dos temas propostos:

  • Grande número de órgãos governamentais anuentes – 16 na importação e 12 na exportação, + Receita Federal, + outros órgãos que interagem com os anuentes – por si só, já torna desafiador sistematizar os procedimentos necessários para cada tipo de operação de importação ou exportação e mensurar os custos aplicáveis.
  • Arcabouço complexo de normas e regulamentos, muitas vezes não bem organizados nem facilmente acessíveis, dificulta o entendimento consolidado dos procedimentos, até mesmo para os operadores especializados – especialmente no que se refere aos procedimentos por trás dos processos de licenciamento de importações e exportações.
  • Controle administrativo é legítimo e indispensável em muitos casos, mas há ampla margem para simplificação de etapas e órgãos governamentais envolvidos no comércio exterior, bem como para a redução do razoável grau ainda existente de imprevisibilidade para o setor privado dos procedimentos obrigatórios e respectivos custos.
  • Importantes melhorias estão sendo implementadas (ex. Portal Único de Comércio Exterior) e fazem parte do Plano de Trabalho do CONFAC. Objetivo é reforçar propostas que já estão no radar e contribuir com outras identificadas no estudo.
  • Sugestões para problemas de duas ordens: (i) questões que envolvem incompatibilidades com normas jurídicas nacionais e/ou internacionais; e (ii) questões operacionais que poderiam ser simplificadas/aprimoradas em benefício da competitividade das empresas brasileiras exportadoras e importadoras

Workshop Plano de Expansão Internacional

APEX

 

Você está pensando em abrir uma nova operação própria no exterior?

Um escritório, uma loja, um centro de distribuição? Participe do Workshop de Construção do Plano de Expansão Internacional, oferecido pela Apex-Brasil. A atividade, desenvolvida em parceria com o Think Plastic Brazil será realizada no dia 05 de junho de 2018, em São Paulo.

A Apex-Brasil tem apoiado centenas de empresas a se preparar para esse desafio com as soluções de seu Programa de Internacionalização.

Se inscreva e conheça as ferramentas que podem facilitar o processo de internacionalização.

Informações:
Apex-Brasil
61-3426-0202
apexbrasil@apexbrasil.com.br
www.apexbrasil.com.br

Sucesso de público no curso Sistemáticas de Exportação

Curso Sistemática de Exportação 2

Com 25 profissionais de 13 empresas participantes o curo Sistemáticas de Exportação, realizado pelo Think Plastic Brazil em parceria com a Expel, colocou o tema no centro do debate, atualizando conceitos. O encontro abordou tópicos como modalidades para atingir o mercado externo (aspectos mercadológicos); planejamento estratégico na exportação; tratamentos fiscais e outros benefícios; formação de preços na exportação; documentos de exportação; gestão pública e serviços necessários e a operação de exportação (registros de documentos nacionais).

Confira a galeria de fotos: https://photos.app.goo.gl/AFmSTGXQYPzCbZld2

Resultados da feira Home & Housewares 2018

IMG_0046

 

As 32 companhias participantes do Think Plastic Brazil que estiveram na feira Home & Housewares 2018 (a 121ª. Edição do evento que acontece em Chicago, nos EUA) tiveram um resultado de USD1,365 milhão, com expectativa de negócios para os próximos 12 meses de USD5,08 milhões. Ao todo foram estabelecidos 575 contatos com compradores internacionais.

Esta edição foi considerada uma das maiores do evento, com 2.244 expositores de 47 países.

Confira a galeria de fotos em: https://photos.app.goo.gl/FDfYkM6S1yJV17iQ2