Números de eventos em 2018

Ambiente 2018

09 a 13 de Fevereiro de 2018

Participação de 13 empresas associadas, 132 contatos realizados

Negócios realizados durante o evento: USD 224 mil

Previsão para os próximos 12 meses:   USD 1.268 milhões

 

 

Projeto Comprador Think Plastic Brazil / ABUP

18 a 19 de Fevereiro de 2018

Participação de 51 empresas associadas, 262 contatos realizados

Negócios realizados durante o evento: USD 360 mil

Previsão para os próximos 12 meses:   USD 2.405 milhões

 

 

Home & Housewares 2018

10 a 13 de Março de 2018

Participação de 32 empresas associadas, 575 contatos realizados

Negócios realizados durante o evento: USD 1.365 milhões

Previsão para os próximos 12 meses:   USD 5.08 milhões

 

 

Expo Pack México 2018

05 a 08 de Junho de 2018

Participação de 19 empresas associadas, 480 contatos realizados

Negócios realizados durante o evento: USD 390 mil

Previsão para os próximos 12 meses:   USD 7.14 milhões

 

 

Colombiaplast 2018

24 a 28 de Setembro de 2018

Participação de 18 empresas associadas, 367 contatos realizados

Negócios realizados durante o evento: USD 1.149 milhões

Previsão para os próximos 12 meses:   USD 6.72 milhões

 

 

Pack Expo Chicago 2018

14 a 17 de Outubro de 2018

Participação de 11 empresas associadas,

386 contatos realizados

Negócios realizados durante o evento: USD 960 mil

Previsão para os próximos 12 meses: USD 6,5 milhões

 

 

Missão Comercial – Oriente Médio:

21 a 28 de novembro

Participação de 8 empresas associadas,

99 contatos comerciais realizados.

Negócios realizados durante o evento: USD1 milhão

Previsão para os próximos 12 meses USD3,73 milhões.

Miguel Bahiense inicia trabalhos no GPA – GLOBAL PLASTICS ALLIANCE

Miguel Bahiense, diretor executivo do Think Plastic Brazil, está em Bali, Indonésia, falando sobre o Compromisso Voluntário pela Economia Circular dos Plásticos. Lançado pelo Coordenador da COPLAST – Comissão de Plásticos da ABIQUIM Edison Terra neste mês em alinhamento com os posicionamentos da Plastics Europe e ACC dos EUA. Confira detalhes na reprodução do post do Linkedin abaixo: 
Início dos trabalhos no GPA – GLOBAL PLASTICS ALLIANCE, Bali/Indonésia. Após mostrar as principais ações da Plastivida em 2018, fiquei orgulhoso por apresentar a parceiros internacionais que o Brasil, através de ABIQUIM, e em parceria com a Plastivida, lançou o Compromisso Voluntário pela Economica Circular dos Plásticos. Lançado pelo Coordenador da COPLAST – Comissão de Plásticos da ABIQUIM, Edison Terra neste mês, está alinhado com os posicionamentos da Plastics Europe e ACC dos Estados Unidos, e posiciona fabricantes brasileiros de resinas plásticas no plano global sobre o tema. Os objetivos do Compronisso Voltuntário são: a) Até 2040,100% das embalagens Plásticas serão reutilizadas, recicladas ou revalorizadas; b) Até 2030, como meta intermediária, 50% das embalagens plásticas serão reutilizadas, recicladas ou revalorizadas; c) Até 2020, todos os fabricantes de resinas plásticas associados da ABIQUIM devem adotar o manual de boas práticas “Perda Zero de Pellets”, aplicado no Brasil pelo Fórum Setorial dos Plástico – Por Um Mas Limpo (www.Porummarlimpo.org.br) Este é um convite aberto a empresas, parceiros associações de classe e membros da sociedade. hashtagomartemquenficarlimpo, hashtagfaçasuaparte, hashtaguseedescartecorretamente

Novo processo de exportação – Orientações e solução de dúvidas

Notícia Siscomex Exportação nº 104/2018 3/12/2018

Recomendamos consultar as páginas do Portal Siscomex para conhecer melhor o novo processo de exportação, suas principais funcionalidades e módulos, a fim de se evitar erros, dúvidas e registro indevido de incidentes na Central de Serviços do Serpro (CSS), assim como evitar penalidades.

Em especial, deve-se consultar os Manuais Aduaneiros da RFB, a página de perguntas frequentes de exportação e os diversos manuais disponíveis no Portal Siscomex. Nessas páginas também se encontram disponíveis orientações sobre como elaborar alguns tipos de notas fiscais eletrônicas e DU-E mais complexas, assim como informações específicas para as áreas de TI dos diversos intervenientes em um processo de exportação. Apenas nos casos em que se constate reais defeitos no sistema, e não em razão de desconhecimento do processo ou do sistema, deve-se registrar um chamado na CSS.

No caso de dúvidas não sanáveis pela leitura dos manuais e páginas mencionados, o usuário deve buscar orientações junto à unidade local ou regional da RFB ou, conforme o caso, enviar seus questionamentos para o serviço “Comex Responde” do Portal Siscomex. Logo abaixo encontram-se os links para as páginas mencionadas acima.
http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/manuais/exportacao-portal-unico/manuais-aduaneiros
http://portal.siscomex.gov.br/perguntas_frequentes/exportacao
http://portal.siscomex.gov.br/conheca-o-portal/ambiente-de-validacao-portal-unico-siscomex
Fonte Internet: Portal Siscomex, 03/12/18

Alteração na NCM em janeiro 2019 – Efeitos na NF de exportação e na DU-E

03/12/2018 – Notícia Siscomex Exportação nº 102/2018

Conforme publicado na Nota Técnica 2016.003, Versão 1.50, de novembro de 2018, do Sistema Nota Fiscal Eletrônica, a partir de 01/01/2019, serão extintos alguns códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), enquanto outros serão criados. Consequentemente, alertamos para o fato de que o Portal Siscomex, a partir da mencionada data, não mais permitirá o registro de DU-E com os códigos extintos. Por essa razão, o exportador que utilizar os códigos que serão extintos para emitir notas fiscais de exportação até o dia 31/12/2018 deverá registrar a DU-E correspondente até esse mesmo dia, ou elas não mais poderão ser utilizadas no Portal Siscomex.
Pela mesma razão, todas as notas de remessa com fim específico de exportação, para formação de lote, por conta e ordem de terceiro, para depósito fechado ou armazém geral e qualquer outra nota relacionada a operações de comércio exterior e que for emitida utilizando-se os códigos NCM a serem extintos deverão ser utilizadas até o dia 31/12/2018, ou não mais poderão ser recepcionadas no módulo CCT do Portal Siscomex. Ainda pela mesma razão, para essas mesmas notas, quando elas já tiverem sido recepcionadas no módulo CCT, mas não forem totalmente exportadas ou referenciadas em DU-E até o dia 31/12/2018, o seu emitente deverá retornar a quantidade ainda não exportada e emitir nova nota fiscal com essa mesma quantidade, mas com o novo código NCM. A nova nota deverá ser recepcionada pelo depositário respectivo, ficando a cargo da RFB e do Serpro providenciarem posteriormente a baixa no CCT da quantidade retornada.
Alertamos ainda que esse mesmo procedimento deverá ser seguido sempre que houver a extinção de códigos na NCM.

Brasil se prepara para Ambiente e Home & Housewares 2019

O Think Plastic Brazil estará presente na feira Ambiente 2019 e Home & Housewares 2019, que acontecem respectivamente de 8 a 12 de fevereiro em Frankfurt (Alemanha) e de 2 a 5 de março (Chicago).

A Ambiente é o local onde os negócios e criatividade se unem – e onde os visitantes se conectam com marcas globais do segmento. Um evento que apresenta as últimas tendências, promove cerimônias de premiação, palestras e eventos com especialistas do setor e designers famosos. A Ambiente também é um importante centro de divulgação de temas especiais, como Contract Business, HoReCa e Ethical Style, além de ser a maior plataforma de terceirização fora da Ásia para negócios de alto volume.

A Home & Housewares é a voz de 80 anos da indústria de utilidades domésticas, que representou US$ 355,4 bilhões no varejo mundial em 2016 (U$ 87,1 bilhões no varejo nos EUA). Esta é a principal exposição mundial de produtos para o lar e oferece a suas 1.700 empresas expositoras uma ampla gama de serviços.