Notícias

Ação comercial forte na Colombiaplast consolida presença brasileira no mercado da América Latina

As empresas associadas ao Think Plastic Brazil tiveram a oportunidade de participar de mais uma edição da Colombiaplast, realizada entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro, em Bogotá. Especializada no segmento industrial, a feira, que acontece de dois em dois anos, já faz parte do calendário do Programa desde 2006 e é um dos destaques na Colômbia, um dos mercados prioritários para a área de plástico

TPB_156_102014_colombiaplastDesta vez 15 empresas participaram do evento: Copobras, C-Pack, Cromex, Embaquim, Geraldiscos, Jaguar, Kromos, Naxos, Nortene, Pabovi, Packseven, Pisani, Schwanke, Topack e Zaraplast. No total, os 431 contatos realizados geraram exportações imediatas da ordem de US$ 112 mil, com 57 possíveis negócios a serem concretizados nos próximos 12 meses.

Cristina Sacramento, especialista em Desenvolvimento de Mercado para Embalagens Flexíveis do Think Plastic Brazil, destaca que a feira possibilita oportunidades de negócios além da Colômbia. Nessa rodada, por exemplo, os empresários brasileiros receberam visitas de compradores de 13 países: Colômbia, Costa Rica, Venezuela, Estados Unidos, Equador, Panamá, Brasil, República Dominicana, Peru, Nicarágua, Honduras, Bolívia e Trinidad e Tobago.

Segundo Márcia Vendrame, da Pabovi, que expôs na feira pela primeira vez, “o objetivo era conhecer e fazer contatos. Mas o evento superou as nossas expectativas. Fruto de um contato feito na feira, visitamos um importador e estamos em vias de fechar uma venda”, afirma a representante da área de Negócios Internacionais da empresa.

Pedro Pontim, da Kromos, também ficou entusiasmado com o evento. Ele considera importante conhecer o mercado, principalmente para quem está iniciando no processo de exportação.“Aqui estamos tendo a oportunidade de fazer contatos e trocar experiências”, confirma.

Já Valdemar Retke, gerente Comercial da Naxos, que estreou na Colômbia na feira Andina-Pack ano passado e agora participou da Colombiaplast, conta que a partir da feira, a Naxos desenvolveu um distribuidor na Colômbia. “Há uma aceitação do mercado, principalmente em relação aos produtos personalizados, estamos animados”, completa.

Na opinião de Douglas de Lima, gerente de Comércio Exterior da C-Pack, a participação neste tipo de evento consolida a presença no mercado. “A C-Pack já tem clientes ativos na Colômbia, mas nos interessa também países próximos, como Panamá, Equador, Peru e Costa Rica”, reforça.

Algumas empresas, como a Copobras, também aproveitaram a Colombiaplast para circularem e ampliarem seu alcance.

“Mais uma vez, a Colombiaplast mostrou ser um evento que representa o mercado colombiano e a região andina. E nós estamos vindo cada vez mais preparados, com várias ações de inteligência e integração com outros eventos, como o Projeto Comprador”, confirma Marco Wydra, gerente executivo do Think Plastic Brazil.

Assista os depoimentos das empresas associadas, participantes da feira:

Fonte: Think Plastic Brazil