Notícias

Apex-Brasil lança novo posicionamento

A Apex-Brasil lançou no dia 22 de agosto o novo posicionamento do país no exterior. A campanha #BeBrasil tem por objetivo mostrar o Brasil como um país atrativo para os negócios.

O lançamento aproveitou o momento de visibilidade do Brasil com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Com as ações, o governo brasileiro pretende estreitar o relacionamento comercial com outros países e atrair investimentos estrangeiros diretos para o país. A estratégia foi construída com base em pesquisas sobre a percepção do Brasil no exterior. Serão divulgados, por exemplo, a sustentabilidade e a tecnologia presentes no agronegócio e a criatividade e inovação de setores como moda, audiovisual, design, entre tantos outros.

“Estamos hoje num mundo em que a competição é árdua e não se faz nada com êxito sem uma visão estratégica. Uma das prioridades do Governo Federal é a ênfase na abertura duradoura de novos mercados, na agenda que vai atrair novos investimentos”, disse o ministro das Relações Exteriores, José Serra, durante o evento de abertura.

O presidente da Apex-Brasil, embaixador Roberto Jaguaribe, também reforçou a importância de aproveitar este momento especial, em que o foco da atenção global está sobre o país, para o lançamento de uma campanha de reposicionamento do Brasil no mercado internacional.

“O Brasil é percebido como um país amigável, mas a imagem dos negócios ainda sofre um pouco. A nova plataforma de promoção é flexível e agregadora. Pode acomodar exportações, investimentos ou muito mais. A Apex-Brasil começa hoje esse movimento que requer esforço conjunto e será sustentado ao longo dos anos por meio de um trabalho consistente de inteligência e prospecção”, afirmou.

O secretário executivo do Programa de Parcerias e Investimentos da Presidência da República, Moreira Franco, também presente à cerimônia, ressaltou que é necessário um esforço para mostrar a capacidade de inovação e realização do brasileiro: “É indispensável que se faça esse trabalho no mundo. É preciso garantir que a produtividade que temos não se perca”.

O ministro José Serra destacou em seu discurso, ainda, que o lançamento da estratégia é o primeiro fruto da integração da Apex-Brasil ao Itamaraty. “Essa integração era indispensável, pois o trabalho de promoção de nossas exportações deve estar em perfeita sintonia com a estratégia mais ampla de nossa política externa e de nossa diplomacia econômica”, afirmou.

Na campanha de comunicação, que será veiculada no país e no exterior, serão apresentados os atributos dos setores, produtos e serviços nacionais com o uso dos conceitos: Be Brasil, Be Sustainable (Seja Brasil, Seja Sustentável), Be Brasil, Be Creative (Seja Brasil, Seja Criativo), Be Brasil, Be Innovative (Seja Brasil, Seja Inovador). A campanha usará,  de forma integrada, ferramentas de relações públicas e assessoria de imprensa, eventos, marketing, mídias sociais e publicidade e se apoiará em depoimentos e histórias reais, de compradores e investidores que estão satisfeitos com seus negócios com o Brasil.

Saiba mais sobre a campanha no site www.bebrasil.com.br.

bebrasil