Notícias

David Barioni Neto assume a presidência da APEX-BRASIL

O executivo possui ampla experiência em temas ligados à governança corporativa e já atuou nas áreas de importação e exportação, liderança e gestão em empresas de capital aberto e fechado.

20150227-Novo-presidente-da-ASPEX-Brasil-David

Nesta terça-feira (24/2), o executivo David Barioni Neto assumiu a presidência da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A cerimônia de posse aconteceu na sede da Agência, em Brasília, durante a reunião do Conselho Deliberativo, que contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, empossado como Presidente do Conselho.
David Barioni Neto, 56 anos, é administrador de empresas e também é formado em Administração em Finanças pela FEA-USP. Foi vice-presidente da GOL Linhas Aéreas e presidente da TAM Linhas Aéreas, cargo ocupado de 2007 a 2009.

“Trouxemos para a presidência da Apex-Brasil uma pessoa detentora de larga experiência no setor privado, que presidiu grandes empresas no Brasil, com uma visão e uma compreensão do que representa a inserção internacional do Brasil, das circunstâncias externas ao país e de como se operam os fluxos de comércio no mundo”, disse o ministro Armando Monteiro.

Segundo Monteiro, “quem define as linhas de atuação da Apex-Brasil é o MDIC, daí a vinculação e o contrato de gestão entre as duas entidades. Temos confiança no novo presidente, vamos cobrar alinhamento das ações a essas diretrizes e acompanhar resultados com reuniões ordinárias trimestrais”.

Já para o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, a sua experiência no setor privado vai contribuir de forma significativa para sua gestão à frente da Agência. “Achei que era o momento de contribuir de alguma forma com o setor público e permeá-lo com uma visão do setor privado para que se aproximem. São duas pernas que precisam estar alinhadas. O setor privado é muito rápido, o que gera um descompasso frente à característica mais normativa do setor público. Só conseguiremos aumentar as exportações se trabalharmos em conjunto. Teremos uma gestão calcada na eficiência com uma visão expansionista. Os mercados prioritários para este primeiro momento são os Estados Unidos, um parceiro com quem temos aproximação histórica e onde temos dois escritórios da Apex-Brasil, América do Sul, pela proximidade e vínculos já estabelecidos, Ásia e África”, explicou Barioni Neto.

Desde 2010, Barioni é presidente do Facility Group S.A, cargo do qual se licenciou para assumir a presidência da Apex-Brasil. Também se afastou de suas funções nos Conselhos Administrativos e Consultivos de renomadas organizações como o Instituto Ayrton Senna, a rede Pague Menos S.A., a LIDE Master (do Grupo João Doria Junior), a Riopar S.A. (empresa do Grupo Fretranspor), a Fundação Dom Cabral e o Programa de MBA Executivo da Universidade de Pittsburgh na América do Sul.

Sobre a Apex-Brasil

A Apex-Brasil é um Serviço Social Autônomo. Entidade privada e sem fins lucrativos, desempenha atividades de manifesto interesse público. A Agência mantém um contrato de gestão com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) que determina metas, objetivos e responsabilidades em relação à execução das políticas de promoção das exportações, internacionalização e atração de investimentos estrangeiros.

A Agência conta com um Conselho Deliberativo presidido pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e formado por oito representantes dos setores público e privado.

O presidente da Apex-Brasil é indicado pelo Presidente da República para exercer o cargo por quatro anos, nos termos da Lei 10.668, de 14 de maio de 2003.

Imprensa – Apex-Brasil
(61) 3426-0775
imprensa@apexbrasil.com.br