Notícias

Entender barreiras técnicas internacionais pode alavancar negócios pelo mundo

TPB201403_04Enquanto no produto busca-se um diferencial frente aos concorrentes, numa cadeia de valor empresas chancelam sua solidez no mercado com parcerias e ações. Entretanto, mesmo com fornecedores e stakeholders de qualidade, existem barreiras técnicas que devem ser respeitadas, que mudam de país para país, e independem destes interessados.

O InMetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – é um órgão do Governo cuja missão é fortalecer a produtividade com mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços. Baseados neste objetivo, o instituto desenvolveu uma área interna voltada à exportação que fornece dados de 158 países ao empresário brasileiro acerca das barreiras técnicas de exportação. Assim, pelo reconhecimento internacional e presença nos mais importantes organismos mundiais, o InMetro se revela um aliado na cadeia de valor do exportador brasileiro.

Uma das divisões do instituto alerta exportadores sobre exigências técnicas relativas à cadeia de derivados plásticos, com países membros da Organização Mundial do Comércio/OMC. O empresário pode ter acesso aos produtos e países de seu interesse cadastrando-se no Alerta Exportador, serviço oferecido pela autarquia.

Rogério Corrêa, chefe da divisão, explica o Alerta Exportador como “um serviço de informação que consiste em filtrar os países e produtos de interesse, e sempre que um informe sobre uma nova exigência é remetida pela OMC, recebe-se um informativo”. O exportador ainda pode fazer comentários e tirar dúvidas sobre a exigência, acompanhar as tendências relacionadas, adaptar seu produto conforme as regras ou pode questioná-la se for mais rigorosa do que o preconizado pelo Acordo sobre Barreiras Técnicas da OMC (que proíbe protecionismos).

Outro serviço oferecido é a denúncia de barreiras técnicas, que pode ir de uma simples solicitação de mudança da exigência até uma discussão mais formal no âmbito do Comitê de Barreiras Técnicas. Por fim, um atendimento também é prestado como um terceiro serviço, que visa orientar o empresário ao planejar suas exportações. “Nos comprometemos a obter as informações solicitadas e repassá-las ao interessado o mais rapidamente, algumas vezes fornecendo informações de instituições no Brasil que podem apoiá-lo a fazer as modificações em seu produto necessárias”, explica o executivo.

As barreiras técnicas à exportação podem ser um grande empecilho para o empresário, por isso, além dos serviços, o instituto também dá treinamento para empresas. Entre as mais comuns estão as relacionadas à composição, presença de produtos perigosos, e exigências de estudos prévios de conformidade.

Corrêa exemplifica o serviço: “Certa vez uma empresa brasileira precisava exportar para Turquia e bateu de frente com uma exigência de que o componente era próprio para consumo humano, mas o Brasil não emitia este tipo de certificado. A empresa nos contatou e fizemos gestões com as autoridades turcas para resolver o problema, explicando que em nosso país tal produto não necessitava do certificado solicitado e que o mesmo nem existia”, conta. “Negociou-se um documento de uma autoridade diplomática brasileira explicando a situação e que a partir do mesmo, o produto seria aceito”.

Para exportar há de se ter em mãos informações técnicas de qualidade, bem como certificados e resultados de testes, e o cuidado com a embalagem e manuais. “Todos esses itens afetam o preço, mas também a qualidade do produto e a percepção do consumidor”, complementa.

Link úteis

Alerta Exportador – serviço de informações prévias sobre barreiras técnicas:
http://www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas/pontofocal/login.asp?url=clientes/index.asp

Países x Produtos – algumas informações técnicas baseadas em consultas antigas: 
http://www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas/ExigenciasTecnicas/pesquisa_exigencias.asp

Barreiras Técnicas na OMC – discussão sobre barreiras técnicas, atas das reuniões, informações sobre tendências:
http://www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas/barreiras_OMC.asp

Manual sobre Barreiras Técnicas – Informe sobre o assunto e como usar o site, perguntas mais frequentes, etc.:
http://www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas/pdf/Manual_BarrTec2009.pdf


Os serviços do InMetro são gratuitos e podem ser acessados pelo site http://www.inmetro.gov.br/barreirastecnicas. Em caso de dúvidas, você pode enviar um email para barreirastecnicas@inmetro.gov.br ou entrar em contato com a ouvidoria pelo telefone 0800 285 1818.

Fonte: Think Plastic Brazil