Notícias

Feira do setor de embalagens bate recorde de negócios nos EUA

201310_PackExpoLasVegasMais de 28 mil pessoas, em 1750 estandes de empresas expositoras, numa área de pavilhões equivalente a 16 campos de futebol. A Pack Expo Las Vegas, assim como a suntuosidade dos hotéis e cassinos que são cartões-postais da cidade americana, encravada no coração do deserto de Nevada (EUA), chamou a atenção pelo tamanho do evento que sediou neste ano para empresas de todo o mundo do setor de embalagens plásticas. Foi um recorde de visitas e de negócios.

Maquinários completos funcionando a toda carga, apresentações de materiais e lançamentos de produtos revolucionários, além de verdadeiras salas de aula montadas nos estandes, chamaram a atenção dos visitantes da feira e serviram como atrações à parte. Julie Ackerman, diretora de relações públicas e comunicação da PMMI, empresa organizadora do evento, diz que os números de visitantes e de espaço disponibilizado para a feira foi o maior já visto. Em 2011, o total de expositores ficou na casa de 1600 e as visitas chegaram a 26 mil.

Áreas organizadas por setores específicos ajudou a otimizar a presença dos visitantes e as rodadas de negócios. “É uma oportunidade de agregar”, em um só lugar, soluções em processamento e embalagem, disseram os organizadores. Foi o caso do pavilhão de farmacêuticos, que reuniu fabricantes de embalagens de medicamentos, ou a área de embalagens reutilizáveis, cujas soluções sustentáveis miravam a diminuição dos despejos de resíduos no meio ambiente.

Para os presentes à Pack Expo Las Vegas, a sensação é de otimismo na retomada dos negócios.“Muitas das grandes companhias não quiseram comprar novos equipamentos durante os anos de recessão, mas isso já ficou para trás”, afirmou John Schlapinski, de uma fabricante de sistemas sanitários, à publicação Trade Show News Network.

“Logo no primeiro dia, muitos contatos foram feitos na feira toda e no estande”, diz Cristina Sacramento, especialista de mercado – Embalagens Flexíveis do Think Plastic Brazil, que viajou para o evento e viu grande movimentação de negócios.

Oito empresas brasileiras foram na comitiva que participou do evento. Bandeirante, Braskem, GDM, Cromex, Topack, Valfilm, Vitopel e Zaraplast puderam apresentar seus produtos e fazer networking com empresários locais. As empresas brasileiras registraram contato com representantes de grandes distribuidores americanos e importantes indústrias, como 3M, Clorox, Bimbo, Procter & Gamble, entre outras.

Para Paulo Silva, da Zaraplast, uma feira internacional representa excelentes possibilidades porque “proporciona importante exposição a clientes de diversos mercados e segmentos”. É uma forma de iniciar o diálogo em mercados de difícil penetração, como os EUA, onde o ambiente é extremamente competitivo devido à enxurrada de produtos chineses.

“Abre-se possibilidade de diálogo com novos clientes”, completa. Além da divulgação, há grande oportunidade de “aprendizado e conhecimentos dos vários mercados em que são organizadas as feiras e rodadas de negócios”, afirma ainda.

O Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles, que apoiou o Programa neste evento, vê a participação brasileira na feira como muito positiva. “Os expositores brasileiros demonstraram dinamismo e profundo conhecimento de seu setor de atuação, o que se refletiu no intenso movimento do estande do Brasil”, diz Leonardo Valverde Corrêa da Costa, vice-cônsul do Brasil em Los Angeles.

Na feira, as empresas brasileiras puderam realizar mais de 240 contatos, com empresas de países como China, EUA, México, Canadá, Colômbia, Peru, Bolívia, Panamá, Índia e outros. Houve fechamento de um negócio no valor de US$ 50 mil e para os próximos 12 meses, há expectativa de fechamento de ao menos US$ 3,6 milhões.

A Pack Expo Las Vegas é um dos principais eventos mundiais do setor e serve como porta de entrada para o mercado americano. O ideal, para empresas estrangeiras, é usar a feira como um local de encontro de negócios, para “abrir e consolidar geograficamente sua presença nas Américas”, explica Cristina.

Se depender dos projetos do Think Plastic Brazil, mais empresas brasileiras associadas ao Programa continuarão visitando as feiras e contribuindo, não só para o crescimento dos negócios, mas com novos recordes de eventos como a Pack Expo Las Vegas.

 

Fonte: Think Plastic Brazil