Notícias

Governo quer opinião da iniciativa privada sobre processo de exportação

Prazo para envio de sugestões termina nesta sexta-feira, 30 de outubro

 

mega

 

O Governo Federal encerra nesta sexta-feira, 30 de outubro, consulta ao setor privado sobre o desenvolvimento do novo processo de exportação. O objetivo da consulta é aproximar os novos procedimentos de exportação dos anseios da iniciativa privada.

O Portal Único de Comércio Exterior é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Receita Federal do Brasil (RFB), que visa à reformulação dos processos de exportação, importação e trânsito aduaneiro, e busca estabelecer processos mais eficientes e integrados entre todos os envolvidos no comércio exterior.

O novo processo de exportação começou a ser desenvolvido a partir do Mapeamento de Processos da Exportação realizado pelo Governo, com o auxílio da iniciativa privada. A próxima etapa é apresentar aos operadores de comércio exterior as soluções identificadas pelo governo para as principais dificuldades identificadas no processo de exportação atual.

Uma cartilha eletrônica reúne as principais alterações propostas no novo processo. As sugestões e comentários deverão ser enviadas para o e-mail consulta@siscomex.gov.br.