Notícias

Investir em tecnologia agregando valor

A Alpfilm amplia sua linha de PVC com tecnologia inédita na América Latina, desenvolvida a partir de parceria com a também brasileira Nanox Tecnologia e o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), instituição de pesquisa apoiada por fundo estadual de fomento à inovação.

Depois de seis meses no mercado, o sistema de proteção antibacteriano dos filmes de PVC esticável da Alpfilm é estendido às versões semi-profissional, com embalagem a partir de 300 metros, e à versão doméstica, com 15, 30, 50 e 100 metros.

O ALPFILM PROTECT é fruto da parceria entre a Alpfilm, indústria de médio porte brasileira,  e a Nanox Tecnologia, uma spin-off* criada a partir da interação  entre os professores do CDMF e ex-alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), instituição acadêmica de prestígio nacional e internacional. Foram mais de doze meses de pesquisa e testes de campo para chegar ao ALPFILM PROTECT, o único produto do mercado latino-americano que utiliza a inovadora tecnologia NANOXClean©.

Segundo a diretora da Alpfilm, a adequação físico-química entre o plástico e a composição com as propriedades antibacterianas não é algo tão simples. A tecnologia utiliza a prata, elemento natural que não causa efeito colateral nenhum à saúde dos usuários, e torna a superfície de contato com os produtos um biocida eficiente de efeito contínuo. “O resultado que obtivemos foi excelente, e o sistema elimina continuamente a proliferação de fungos e bactérias dos produtos embalados”, diz.  Os filmes de PVC são permeáveis, ou seja, permitem a entrada de oxigênio e troca de gases com o meio ambiente. Essa característica é responsável pela conservação dos produtos enquanto estão embalados. No entanto, a permeabilidade pode levar a contaminações, intensificadas eventualmente durante o processo de manuseio e transporte dos produtos. O sistema NANOXClean© faz uma espécie de escudo protetor, capaz de eliminar 99,96% dos fungos, bactérias e germes que, em contato com o ser humano, podem causar diarréia, cólera e outras intoxicações.

Empresa familiar brasileira de sucesso, a Alpfilm foi criada há vinte anos, como Alpes Indústria e Comércio de Plásticos Ltda. Depois de quatro anos adotou o nome que batiza seus produtos, Alpfilm. Trata-se de uma empresa de médio porte, com 140 funcionários, distribuídos nas duas unidades fabris, localizadas em São Paulo/SP, onde está a matriz, e na cidade de Aparecida de Goiânia/GO. A Alpfilm tem sido reconhecida continuamente pela sua atuação inovadora e pela alta qualidade de produtos.