Notícias

Novo processo de exportação: disponível tela para registro da DU-E

Desde 4 de julho de 2017 mais uma facilidade está disponível para os operadores que utilizam o Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior: tela para registro da Declaração Única de Exportação (DU-E).

1280px-Flag_of_Panama.svgA DU-E substitui os atuais Registro de Exportação (RE), Declaração de Exportação e Declaração Simplificada de Exportação (DSE). Integrada à Nota Fiscal Eletrônica, a DU-E possibilita reduzir em até 60% a necessidade de preenchimento manual de dados.

Lançado em 23 de março de 2017 para o modal aéreo foi ampliado em 28 de junho de 2017 para as operações realizadas através dos modais marítimo, no Porto de Santos, e rodoviário, nas unidades aduaneiras em Uruguaiana e Foz do Iguaçu.

Inicialmente, os registros da DU-E eram efetuados apenas por WebService, em um padrão máquina x máquina.

Com a disponibilização da tela para registro os operadores poderão registrar uma DU-E diretamente através da tela da declaração, não havendo necessidade de investimentos em integração de sistemas.

Para as exportações que necessitam a utilização em contêiner após o registro da declaração, ainda não é possível a utilização do Novo Processo de Exportações.

O acesso ao Portal Único de Comércio Exterior pode ser realizado através do site http://portal.siscomex.gov.br/

Fonte: Fonte Internet: Portal Siscomex, 03/07/17 - Notícia Siscomex Exportação nº 37/2017 de 03/7/2017