Notícias

Os últimos serão os pioneiros

TPBNews_052014_PCA rodada de negócios mais aguardada pelos associados do Programa Think Plastic Brazil, o Projeto Comprador, aconteceu nos últimos dias 5, 6 e 7 de maio com a presença de 15 compradores de diversos países, com foco em Utilidades Domésticas, celebrando o sucesso de mais um convênio. Antes desta ação, a última edição do PC voltada para embalagens flexíveis, que aconteceu de 28 a 30 de abril, encerrou as rodadas do convênio neste segmento. Desta vez, com a maturidade adquirida ao longo de todas as ações deste tipo realizadas, as edições mostraram-se muito efetivas para todas as partes.

O 38º Projeto Comprador, realizado nos dias 28, 29 e 30 de abril na sede do Programa, reuniu 8 empresas latino-americanas compradoras do segmento de embalagens flexíveis para conhecer os produtos brasileiros. No 1o dia, várias rodadas de negócios possibilitaram o estreitamento de conexões entre empresários brasileiros e compradores de grandes empresas estrangeiras. O 2o e 3o dia foram reservados para visitas às fábricas dos associados (nove visitas em quatro estados diferentes), uma ação importante, que permite a consolidação da credibilidade entre as partes da negociação.

Alejandro Mera, que representou a colombiana CYC Trading, ressalta as oportunidades presentes na ação de negócios. “É muito interessante, muito bem organizado, e vemos muito potencial com três companhias. Vamos gerar uma nova unidade de negócios com estas operações”, confessa logo antes de sua primeira reunião no PC. Alexander Bejarano, chefe de exportações e importações dos Laboratórios Recamier, por sua vez, relata que “é a primeira visita a um evento do Think Plastic Brazil. Empresas com inovação tecnológica, que possam competir em custos e com excelente qualidade, é isso que buscamos. Temos dois contatos com empresas que vamos começar negociações. O Programa contribui facilitando esse contato direto”, acrescenta.

Para os associados, o evento também abriu portas. “Nós participamos este ano de outra ação de Projeto Comprador e no ano passado da feira internacional Andina-Pack. Fizemos muitos contatos importantes e interessantes”, coloca Wagner Delarovera Pinto, representante comercial da Cepalgo, que está há 6 meses no Programa. Participaram neste dia as empresas colombianas Produbag, CYC Trading, Belleza Express, Laboratórios Recamier e Productos Familia. Além dos colombianos, também fizeram parte do evento as empresas Grupo Lala (México), Empaques Plásticos CR (Costa Rica) e Envases del Pacífico – EDELPA (Chile).

O 37º Projeto Comprador, por sua vez, foi realizado nos dias 5, 6 e 7 de maio e reuniu 15 compradores de diversos países para conhecer o segmento de Utilidades Domésticas brasileiro. Os associados compareceram pontualmente com suas amostras no Hotel Radisson e as rodadas de negócios foram intensas e produtivas. Nesta edição, a ação foi conjunta com os programas Glass Brasil e Metal Brasil, que fomentam os respectivos segmentos destes materiais, ampliando o leque para os compradores e atraindo mais atenção.

“Existem muitas oportunidades para nós, pois o Brasil é mais perto que qualquer outro país que tenhamos este tipo de importação. Eu posso economizar no frete pela ótima conexão pelo Atlântico”, revela Angelo Carreira, executivo da Loblaw, empresa que possui mais de 800 pontos de venda de artigos para a casa no Canadá. “Estamos procurando possibilidades em todo o mundo e o Brasil tem se mostrado muito atraente”, completa. Claudio Campos, importador e distribuidor de móveis na República Dominicana, acabou de fechar um pedido com uma associada e veio para visitar a fábrica e conhecer outros produtos. “Isso aqui chegou no momento que eu estava procurando expandir no meu país. Até agora foi um casamento perfeito”, depõe o proprietário da empresa.

Participaram do evento empresas de diversos países, entre eles grandes players americanos, canadenses e latino-americanos, mostrando a força do evento para o setor brasileiro. Os participantes desta edição foram as companhias Big Lots, Optimum Buying, Loblaw, Lowe’s, Smart Solutions, Juan El Juri, Fuller, Grupo Upiasa, Fourstar Group, HFN, Quevedo, EJ Sellings e Inglenuk.

 

Fonte: Think Plastic Brazil