Notícias

Petfood Forum aponta tendências

Na última semana de abril, as marcas Incoplast, Plasc, Mega e Zaraplast, fabricantes de embalagens para ração, fizeram sua estreia como expositores no Petfood Forum dos Estados Unidos. Em 2015, a audiência do evento cresceu 50%, com cerca de 2500 visitantes, 47% deles da indústria alimentícia animal. A razão está na estratégica mudança de endereço: em sua 23ª edição, o Petfood Forum aconteceu em Kansas City, berço de 70 empresas do ramo.

Quem não esteve lá tem a oportunidade de conhecer aqui as principais tendências para o setor de embalagens observadas por Cristina Sacramento, Especialista de Mercado de Embalagens Flexíveis do Think Plastic Brazil, que viajou com o grupo brasileiro. Além de visitar os estandes, Cristina conversou com profissionais e participou de palestras e workshops. Acompanhe:

Mercado ascendente Segundo pesquisa feita pelo The Freedonia Group Inc, o mercado americano de embalagens para pet food deve evoluir à taxa de 4,8% ao ano até 2018, quando o volume de negócios totalizará US$ 2,5 bilhões.

Métodos em ascenção Entre as formas de embalar, duas crescem acima da média: os stand-up pouches (8,3% ao ano) e os embalagens já pré-formadas em bolsas para Petfood (5,5%) – estes dominam 42% do mercado, de acordo com o mesmo estudo.

Necessidades do consumidor Donos de animais de estimação querem embalagens duráveis e que conservem bem a ração. Sabendo disso, a indústria americana está substituindo os velhos sacos de papel por embalagens de plástico flexível.

Praticidade em primeiro lugar O consumidor não quer se preocupar na hora de guardar um produto já aberto – nem quer perder o conteúdo por má-conservação. Por isso zíperes e outros métodos de fechamento estão em alta.

Atraente na gôndola Com tantas marcas de ração à venda, aquelas que capricham no visual das embalagens têm mais chance de chamar a atenção. Essa demanda estimula a indústria a apostar em métodos de impressão com maior qualidade.

Inovação Cristina Sacramento separou alguns produtos que se destacam na feira. Eles podem servir de inspiração para o seu negócio.

– PiGrip Bag Lip e PiGrip Suction Cup, da Piab. Trata-se de um sistema de ventosas configuráveis que se adaptam a diferentes maquinários. Para saber mais:

https://www.piab.com/pt-BR/Produtos/ventosas/formato/plano/Ventosas-configuraveis-piGRIP/Configure-seu-piGRIP/

– Overture One, da Rollprint Packaging Products. É um filme para embalar, não-aluminizado e transparente, que pode ser rapidamente selado. http://www.rollprint.com/products/barrier/overture-one

– MegaFlap, da Weatherchem. Sistema de fechamento que incluiu uma colher medidora, ideal para potes grandes.

Veja mais em http://www.weatherchem.com/cms/home/closures/index.html