Notícias

Plástico é produto quase onipresente no Canadá

201311_TPB_IMG06A onipresença é uma característica para muito poucos. O plástico é um item que é capaz de estar presente no dia a dia dos consumidores – em embalagens de praticamente todos os produtos, nos carros e nas casas. A indústria de plástico doCanadá pode comemorar por estar, virtualmente, em todos os setores de consumo final.

Análise do Industry Canada, órgão executivo do Ministério da Indústria do Canadá para promover as empresas, mostra que a evolução tecnológica tem feito o plástico se disseminar para setores antes dominados por outros produtos. Os atributos únicos do plástico, incluindo sua facilidade de processamento, sua leveza e sua resistência à corrosão, levaram à criação de novos produtos e o plástico tem superado papel, vidro e metal em aplicações tradicionais.

A pesquisa mostra que, atualmente, as maiores destinações do plástico no país são embalagens (34%), construção (26%) e peças automotivas (18%). A Associação das Indústrias de Plástico do Canadá (CPIA, na sigla em inglês) também destaca outros setores, como telecomunicações, eletrônicos, aviação e aeroespacial e até energias renováveis – setores com demanda de itens de alto valor agregado.

O Canadá é um mercado maduro, com mais de 2400 empresas no setor. Segundo a CPIA, 95% delas são canadenses. Em um mercado dominado por companhias nacionais, a exportação é o caminho natural para escoar a grande produção. A IC diz que de 1990 a 2010, o plástico passou de 18% para 38% no total de produtos exportados – para um total de 7,54 bilhões de dólares canadenses -. mas mesmo exportando mais, a importação de produtos plásticos ainda responde por 41% do consumo doméstico – com 8,57 bilhões.

É aí que surge espaço para parceiros internacionais. O Programa Think Plastic Brazil levará empresas para o Projeto Vendedor em Toronto e Montreal, no mês de março, e a expectativa é de realização de rodadas de negócios nos setores de embalagens e utilidades domésticas.

Enquanto exporta quase tudo (92%) para os EUA, um terço das importações do Canadá vem de países de fora da América do Norte.

Além da demanda por alto valor agregado, o setor também tem bons resultados de sustentabilidade. A reciclagem é foco de grandes campanhas da CPIA para que o plástico seja utilizado – e preferido para o uso graças a sua capacidade de reduzir emissões de poluentes (e de custos).

Participe do Projeto Vendedor Canadá com o Think Plastic Brazil. Acesse: http://thinkplasticbrazil.com/2009/pt-br/2013_PV_Canada.aspx

 

Fonte: Think Plastic Brazil