Notícias

Sustentabilidade é tema de projeto do INP

Como as indústrias brasileiras do setor de plástico entendem e aplicam conceitos de sustentabilidade? Esta é a principal pergunta a ser respondida por um projeto em andamento coordenado pelo Instituto Nacional do Plástico e pelo Think Plastic Brazil *, o Diagnóstico e Plano de Ação para a Sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Indústria de Transformação Plástica – ou Projeto de Sustentabilidade, na versão simplificada. As respostas têm como objetivo descobrir formas de tornar a produção nacional mais ecoeficente e competitiva em relação ao mercado global.

Especializada no desenvolvimento de estratégias para impulsionar a ecoeficiência dos negócios, a consultoria brasileira WayCarbon foi contratada para realizar o trabalho, que tem entre suas etapas a pesquisa de campo. Trata-se de uma série de visitas técnicas a empresas da cadeia do plástico pertencentes à 1ª geração (extração e refino de petróleo), à 2ª geração (produção de resinas plásticas), à 3ª geração (indústria transformadora) e as empresas recicladoras.

O objetivo principal do estudo abraça, ainda, importantes finalidades específicas, como alinhar a indústria local com a demanda mundial; sensibilizar e capacitar as empresas a respeito da sustentabilidade; analisar possíveis cenários e tendências de sustentabilidade na indústria plástica; e desenvolver diretrizes para adequar as companhias a padrões internacionais. O próprio projeto já serviu para a criação de indicadores de ecoeficiência específicos para a cadeia do plástico, indicadores que devem ser implantados e mantidos pelas empresas. No final do trabalho, será elaborado um Guia de Sustentabilidade.

A expectativa é que, em setembro, os resultados do Projeto de Sustentabilidade sejam conhecidos.

AGENDA de Sensibilização e Capacitação Projeto Sustentabilidade

SÃO PAULO – 04 e 05 de maio de 2015

Local: Feiplastic – Feira Internacional do Plástico – Ilha do conhecimento
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo/SP
Horário: 15hs às 15hs45

BAHIA – 14 de maio de 2015

Local: Federação das Indústrias do Estado da Bahia – Fieb, localizada na Rua Edístio Pondé, 342 – Stiep, Salvador – Bahia
Horário: 10 às 16hs

RIO GRANDE DO SUL – 26 de maio de 2015

Local: Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS, Avenida Assis Brasil, 8787 – Bairro Sarandi – Porto Alegre/RS
Horário: 10 às 16hs