Plástico Virtual faz parceria com Think Plastic Brazil para projetos temáticos*

Think Plastic Brazil

*Reportagem publicada no site Plástico Virtual

Acesse a íntegra clicando aqui.

Buscando contribuir com o mercado, o Think Plastic Brazil foi criado em 2003, e é um programa de incentivo a internacionalização dos plásticos transformados brasileiros, realizado pelo INP (Instituto Nacional do Plástico) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) com apoio da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e da ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química). Em 2020 o projeto iniciou aliança estratégica com a Plástico Virtual e a Empresas do Bem.

Durante o isolamento social o trabalho de novas ações do projeto está sendo coordenado pelo GT de Crise do Think Plastic Brazil, gerido por Carlos Moreira, responsável pelas Estratégias e Planejamento dos Projetos do Programa de Internacionalização para contingenciar o momento e observar as tendências e necessidades pós-COVID-19. “Acredito que a dedicação da equipe por meio do GT de Crise (Grupo de Trabalho de Gerenciamento de Crise) do Think Plastic Brazil tem se destacado muito neste processo”, explica.

A parceria com a Plástico Virtual tem o objetivo de aproximação em temas e novos projetos realizados em conjunto, com colaborações em conteúdo, explica Moreira. “O Think Plastic Brazil continua suas atividades durante a pandemia do COVID-19, ampliando a sua atuação e orientando as empresas nas tendências do mercado internacional, e estar mais ativo é importante para acompanhar a situação econômica e produtiva, dando um norte para as empresas”.

Para Moreira a união do mercado é essencial para a continuidade da indústria de plásticos transformados brasileiros. “Como único projeto setorial de exportação e internacionalização nas verticais de utilidades domésticas, construção civil, agrobusiness, embalagens e brinquedos (este último em parceria com a ABRINQ), estamos muito felizes em compartilhar e fazer parte desta importante ação do mercado”.

Hoje, sem a colaboração entre os diversos players do mercado tornaríamos a superação dos efeitos da pandemia muito mais difícil. “A união é parte de nossa estratégia, por isso mesmo utilizamos a hashtag #ThinkPlasticTogether, nome também de nossa série de webinars que acontecem às quartas-feiras das 15h às 16h30”, conta o responsável. O Think Plastic Together foi aberto a todas as empresas e profissionais do setor, em uma tentativa de ampliar o acesso à informação, garantindo uma maior difusão de dados e conhecimentos essenciais à superação da pandemia.

Dentro das áreas o Think Plastic Brazil conta com diversos projetos. O mapeamento de Contribuições Sociais se destaca, garantindo comunicação com o mercado, e mostrando a importância do plástico. Pioneiro na implantação do PEIEX, o Think Plastic Brazil conta com o propósito de preparar as empresas para a exportação de forma remota, uma tendência pós-COVID-19.

Desde de abril de 2020 uma série de webinars chamada “Think Plastic Together” colocou em pauta temas para o setor desde o início da doença. “Lançamos recentemente o ‘Guia de Tendências’, um compilado de informações obtidas com o trabalho do Think Plastic Together e as ações do GT de Crise do Think Plastic Brazil. A publicação é exclusiva aos associados do projeto”, conta Moreira.