Guia de Tendências: parte 1

Think Plastic Brazil

GUIA DE TENDÊNCIAS – parte 1 – Marketing 360, Gestão de Crises e Marketing para e-commerce B2B.

Acesso exclusivo a participantes do Think Plastic Brazil

 

EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE PLÁSTICOS TRANSFORMADOS PÓS COVID-19

O Think Plastic Brazil, programa de exportação e internacionalização do plástico transformado brasileiro, criado pelo INP (Instituto Nacional do Plástico) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) continua seu trabalho durante a pandemia de COVID-19, ampliando sua atuação com especial cuidado de orientar as empresas nas tendências do mercado internacional.

O trabalho está sendo coordenado pelo Grupo de Trabalho de Gerenciamento de Crise do Think Plastic Brazil (GT de Crise), formado e gerido por Carlos Moreira – responsável pelas Estratégias e Planejamento dos Projetos do Programa de Internacionalização para contingenciar o momento e observar as tendências e necessidades pós-COVID-19. A ação do GT de Crise é orientada por uma nova pesquisa de mercado, realizada com as indústrias do setor de plásticos transformados para acompanhar a situação do mercado, apontando um norte para as empresas. Estes indicadores consolidados, ao serem comparados com os das indústrias, permitem uma reflexão sobre as decisões a serem tomadas.

As reuniões online, novidades que já estavam no radar do Think Plastic Brazil, estão gerando negócios. O Trade Show online já é uma nova tendência e continuará forte no “Novo Normal”.

O mapeamento de Contribuições Sociais tem se mostrado uma ferramenta importante de promoção das empresas, garantindo a contínua comunicação com o mercado e comprovando a importância do plástico transformado não somente com a saúde (no caso de descartáveis, Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s e materiais hospitalares), mas também com o auxílio de comunidades e a dedicação social das indústrias.

Pioneiro na implantação do PEIEX o Think Plastic Brazil sai novamente na frente durante a pandemia, com o propósito de preparar as empresas para a exportação de forma remota, o que com certeza será uma grande tendência pós-COVID-19.

Desde 1º. de abril de 2020 uma série de webinars chamada Think Plastic Together colocou em pauta os temas mais importantes para o setor desde o início do momento pandêmico relativo à Covid-19. Os workshops consideraram assuntos relativos à nova configuração do comércio global, desde a necessidade de entrada no universo do e-commerce, passando por temas econômicos/contábeis até novas configurações de relacionamento virtual.

Para mapear os resultados desses Webinar o Think Plastic Brazil compilará uma série de guias de tendências, buscando mostrar as possibilidades de investimento durante os distanciamentos sociais e as possibilidades de investimento e direcionamento para o pós-COVID-19, o que, esperamos, acontecerá em um futuro próximo.

Os workshops apresentados até o momento estão descritos a seguir. Neste primeiro compilado abordamos o tema Marketing 360 e Gestão de Crises e Marketing para e-commerce B2B, com as principais ferramentas e orientações trazidas pelos especialistas sobre o tema nas diversas apresentações.

 

Data Webinar Tema
01 de abril Comunicação Internacional 360 Gabriel Rajão, da Ponto Texto Comunicação, realizou workshop apresentando ferramentas e estratégias para manutenção da comunicação internacional integrada
06 e 08 de abril Transformando a Crise em Oportunidade – Sua indústria no E-commerce Gustavo Erlichman, da Gus.Digital, apresentou a live em duas partes e falou sobre como realizar os primeiros passos no e-commerce com segurança e eficiência.
13 de abril Contabilidade para e-commerce O contador Andre Jacob mostrou como superar os da contabilidade negócios digitais para indústria.
15 de abril Gestão de Crises Haroldo Eiji Matsumoto apresentou as estratégias de superação em momentos de crise, com especial foco à situação causada pela pandemia de COVID-19
20 de abril Megatendências que se acentuam com as implicações do COVID-19 Fabiana Beregeno, sênior consultor da Euromonitor, ofereceu para o setor uma perspectiva de resposta a alguns impactos da pandemia a curto e médio prazo.
27 de abril Modelagem de negócios de plataforma e ecossistema Fernando Teixeira da Silva capacita os participantes nos conceitos fundamentais de um negócio de plataforma, na sua importância estratégica e na sua aplicabilidade a todos os setores e segmentos.
06 de maio (previsto) E-commerce para B2B A consultora Paula Limena apresentou os desafios do E-commerce para a indústria
13 de maio (previsto) Impactos nos serviços logísticos e aduaneiros em tempos de COVID-19 Fernando Marques apresenta o cenário atual das operações logísticas internacionais, para contribuir com as estratégias de negócios das empresas.
Outros temas previstos Gestão aduaneira, tecnologias digitais, e-commerce, mídias sociais, design, comex, e muitos outros Acompanhe nossa programação em www.thinkplasticbrazil.com

 

 

Guia de Tendências – Parte 1