Termolar lança novo Fliptop para consumo de tereré

Setor Plástico

Produto chega ao portfólio para atender as necessidades dos consumidores da bebida

Um dos clássicos produtos térmicos da Termolar – o Fliptop, lançado pela primeira vez em 2006, está de volta ao portfólio da empresa em uma versão mais moderna, com a mesma qualidade e eficiência térmica da marca gaúcha,  que há mais de 60 anos oferece soluções inovadoras e com alta performance de conservação.

Este produto foi desenvolvido para atender as necessidades das pessoas por uma solução prática e com excelente conservação térmica para o consumo do tereré – tradicional mate gelado – no Brasil e em outros países onde a bebida tem grande destaque. Além disso, o Fliptop pode ser usado como opção para a hidratação pessoal, atuando na conservação de líquidos como água e sucos.

O desenvolvimento do novo Fliptop foi pautado pela cocriação, colocando os consumidores no centro do processo, a fim de conhecer seus hábitos de consumo em relação ao tereré, identificando o processo de escolha, necessidades e desejos. Participaram também os vendedores lojistas que estão na linha de frente, ouvindo o que estas pessoas buscam e reconhecendo oportunidades de negócios. A pesquisa abrangeu os estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, e também o Paraguai.

O nome do produto foi escolhido pela lembrança dos consumidores entrevistados em relação ao Fliptop Termolar, marca da primeira versão do produto. “Ao mergulhar no universo de consumo de tereré identificamos que havia uma lembrança positiva muito forte de um produto clássico da Termolar e sinônimo de categoria em alguns países da América do Sul e, então, optamos por revisitar o projeto, considerar os pontos fortes existentes no antigo Fliptop e agregar funcionalidades para atender as necessidades atuais das pessoas.”, conta Roberto Wickert, Coordenador de Inovação, Marketing e Desenvolvimento de Produtos da Termolar, que completa: “Além de ser um produto bastante representativo para as nossas exportações na América do Sul, ampliando e fortalecendo a nossa atuação em territórios onde o tereré é um hábito diário e também sendo uma opção de solução térmica prática e eficiente para a hidratação pessoal”.

Fliptop é uma jarra térmica de 2,5 litros, que garante excelente conservação de temperatura a frio, tem estética clean, que permite fácil personalização do produto, boca larga, que facilita a colocação de gelo, além de sistema que não pinga ou vaza. O Fliptop tem versões nas cores cinza, vermelho romã e azul. O produto está disponível para compras no site termolar.com.br.

Créditos da imagem: Termolar

 

Informações adicionais

A origem do nome “Fliptop”
A Fliptop Termolar possui um bico tipo “flip” (que gira) no topo (tampa) para servir. O nome do produto foi escolhido em função da lembrança dos consumidores entrevistados em relação ao produto, que, embora tenha parado de ser produzido, mostrou ter marcado positivamente os clientes.

A necessidade de patentear o produto para além do Brasil
O produto original, lançado em 2006, rapidamente alcançou sucesso com seu público-alvo porque além da reconhecida qualidade Termolar, possuía características apreciadas pelos consumidores – de acordo com a pesquisa realizada pela própria empresa para observar hábitos de uso.

Entretanto, o produto era patenteado apenas no Brasil e começaram a surgir cópias de baixa qualidade nos países vizinhos, vindas de China e Índia. A distribuição dessas cópias, por preços mais baratos, acabou denegrindo a imagem do Fliptop Termolar original.

A decisão da empresa foi reformular o produto e patenteá-lo para Argentina e Paraguai, além do Brasil.

Curiosidade: Fliptop foi desenvolvida pensando em personalização
Foram identificadas algumas similaridades e diferenças entre os dois países em relação aos hábitos, desejos e momento de mercado, que refletem nas necessidades do produto e nas expectativas com a marca Termolar.

Através da pesquisa foi possível compreender que no Paraguai, a relação com o tererê é mais profunda, pois existe uma construção social do consumo de bebida permeado por códigos e signos efetivos, sendo uma herança transmitida através das gerações.

Já no Brasil, exatamente por essa relação forte da bebida com o Paraguai, o perfil de consumo é mais difundido nas regiões que fazem fronteira com o país.

Outro fato curioso identificado foi a necessidade de desenvolver um produto com facilidade em personalização. Os consumidores no Paraguai têm a característica de forrar suas térmicas com couro, personalizando de acordo com sua preferência.