Preparando 2021

Setor Plástico

“É uma peculiaridade humana viver olhando para o futuro” (Viktor Frankl).
Embora muitas vezes nos pegamos relembrando experiências passada…. Que nos proporcionaram alegrias e tristezas, nosso cérebro nos empurra para o futuro. O que fazer… Para conseguir o que? Daqui a poucos segundo ou alguns anos?

A grande maioria das pessoas se preocupa mais com seu futuro imediato: o que vou comer de café da manhã; que tarefa tenho de executar no trabalho; que caminho vou fazer para o trabalho; etc. E imaginam realizações maiores e de longo prazo como sonhos felizes, mas que requerem muito esforço ou dinheiro e, não estão dispostos a fazer esse esforço, ou investimento. Vivem buscando apenas as realizações que podem conseguir em curto prazo. Outras vivem seu dia a dia imaginando um futuro grandioso e fantástico, mas praticam atividades cotidianas totalmente desconectadas de sua imaginação. Vivem em um cenário de ansiedade e frustração. Algumas vezes até praticam algum comportamento na direção de seus desejos. Com por exemplo jogar na loteria… – De repente, posso ganhar um dinheiro e montar meu negócio!
Poucas, muito poucas, pessoas conseguem perceber a ligação estreita entre suas ações cotidianas, seus resultados imediatos, detalhados, e a construção de seu futuro desejado. Como Frankl propôs, nossas experiências passadas não só nos servem de referência, mas condicionaram nossa forma de conduta futura. Ao longo do tempo vamos experimentando ações que proporcionam felicidade e frustrações e, assim vamos desenvolvendo um modelo de conduta próprio em relação ao futuro. Mas, isso significa também que esse modelo está se modificando a cada segundo pelas experiências atuais que definem o próximo futuro, tendo nosso pensamento e desejo como diretor dessa transformação.
Acredito que 2020 foi um ano de experiências como todos os anteriores… Que nos provocou raciocínios e emoções como todos os outros. A questão agora é o que queremos para 2021 em todas as esperas de experiências que vamos viver…. Trabalho, família, finanças, exercícios físicos, aprimoramento intelectual e etc. Que ações cotidianas e em que tempo deverão ser praticadas para conseguir essas realizações!
Só de pensar nisso muitas pessoas desistem…. Deixe a vida rolar…. Se você tem a vontade de conduzir suas experiências de vida por suas próprias mãos, seu domínio, e acredita que vale a pena fazer o esforço diário, segue um caminho possível. Pegue uma folha de papel em branco. Escreva que realizações, nas diversas esfera de experiência de vida, você deseja conseguir. Faça uma lista com as ações que acredita devam ser praticadas regularmente, cotidianamente, para conseguir cada uma dessas realizações.
Utilize uma agenda, se possível eletrônica, e espalhe as atividades dentro do período de uma semana. Se faltar tempo aumente o prazo e defina atividades por quinzena e até mensal. Mas, cuidado, não passe um mês sem praticar ao menos uma atividade que construa um de seus desejos.
Ah! Deixe alguns períodos livre por semana, para atividades extras que você não consegue imaginar agora. Você poderá remanejar atividades caso situações urgentes exijam sua participação.
Defina uma hora específica por semana para analisar seus feitos e consequências da semana que se encerra e projetar a semana seguinte. Por último… Disciplina! Faça o esforço físico e mental… Saia do sofá e se movimente. Pratique as atividades que combinou com você mesmo(as) e honre seu compromisso com as realizações que você mesmo(a) busca, e que acredita, o(a) farão se sentir mais recompensado(a) e feliz.


Feliz ano novo!
LAUTER F. FERREIRA
AYRES & FERREIRA LTDA.
Psicólogo – CRP-06/09138-0
Autor dos livros “Construindo Equipes de Alta Performance”,
“Alta Performance: Sete Forças Sob Sua Pele”.
lauterferreira@ayreseferreira.com.br
www.ayreseferreira.com.br