Existem diversas classificações de processos de reciclagem. Atualmente, o mais conhecido e utilizado é o da reciclagem mecânica.
Na reciclagem mecânica, as garrafas plásticas passam pela retirada de rótulos, seguido dos processos de separação, moagem e lavagem. Da recicladora saem os materiais conhecidos como flakes, que consistem no material picado e lavado, pronto para a produção de resina. Os flakes são então enviados para a unidade produtora de resinas e lá são extrudados e cortados, gerando a resina reciclada amorfa. Esta resina passa pela polimerização no estado sólido e, deste processo, sai a resina reciclada.
A resina reciclada pode ser utilizada para diversas aplicações, como produção de novas garrafas, produção de brinquedos, itens para cozinha, banheiro, etc. Atualmente, a resina PCR (pós-consumo reciclada) quando certificada, pode ser utilizada em contato direto com o alimento, ou seja, não há qualquer perigo de contaminação causada pelo uso da resina. Um exemplo de utilização da resina reciclada em contato com alimentos é o uso em garrafas, processo conhecido como bottle-to-bottle, no qual as garrafas se tornam novas após o processo de reciclagem.
A Valgroup foi pioneira na implementação da tecnologia bottle-to-bottle no Brasil, sendo a primeira empresa a obter, em 2008, a homologação na ANVISA para o uso da resina PET PCR para contato direto com alimentos.
Nossa tecnologia tem sido aprimorada para fornecer aos clientes uma resina PET PCR de alta qualidade, a fim de possibilitar sua utilização em até 100%, sem queda de performance no processo de transformação.
Conheça mais sobre nossas soluções sustentáveis no site www.valgroupco.com/produtos