Há mais de 45 anos no mercado, a Valgroup se tornou uma das maiores produtoras, transformadoras e recicladoras de embalagens plásticas e, possui como propósito, elevar a qualidade de vida das pessoas por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis em embalagens, otimizando recursos e apoiando a economia circular para os plásticos.
Desde sua fundação a Valgroup se preocupa em desenvolver soluções recicláveis, incentivar esse hábito e assumir suas próprias frentes de reciclagem. Um exemplo a ser destacado é o pioneirismo da companhia na implementação da tecnologia bottle-to-bottle no Brasil, sendo a primeira empresa a obter, em 2008, a homologação na ANVISA para o uso da resina PET PCR para contato direto com alimentos.
No último ano, a Valgroup ainda adquiriu mais uma planta especializada na fabricação de rPET (resina de PET reciclada) na Itália, além das que já possui em atividade em Duque de Caxias (RJ), Ipojuca (PE), Nova Iguaçu (RJ), Poços de Caldas (MG), México e Espanha. Na reciclagem de flexíveis, a empresa atua em Manaus (AM) e Itanhandu (MG), recuperando aparas pós-industriais diretamente da sua produção, além da Deink, uma empresa investida Valgroup, que possui a tecnologia exclusiva de destintamento, delaminação e desmetalização que permite o reaproveitamento das embalagens laminadas e a utilização da resina gerada como matéria-prima para diversas indústrias.
Essa atuação está diretamente ligada ao compromisso da companhia que possui um robusto posicionamento ESG e trabalha para entregar cada vez mais soluções tecnológicas e sustentáveis em todas as suas linhas de produto.
“A indústria desempenha um papel fundamental na iniciativa de reciclagem de materiais plásticos, contribuindo para a conservação de recursos naturais, a redução de resíduos e poluição, a eficiência energética, a responsabilidade social e a estimulação da inovação. Por isso, firmamos compromissos com o meio ambiente e com a sociedade, atuando de maneira ética e transparente. A inovação com tecnologias disruptivas em reciclagem faz parte de uma jornada que começou há muitos anos, em uma empresa que sempre teve em seu DNA a sustentabilidade.” – reforça Eduardo Berkovitz, Diretor de Relações Institucionais e Compliance da Valgroup.