Com o apoio da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), da Embaixada do Brasil em Lima e do Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvos, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil e o INP (Instituto Nacional do Plástico), a Rafitec Propex estará presente na Agrofest 2024. O evento acontecerá de 12 a 14 de junho, em Lima, no Peru, e é organizado pela Associação de Grêmios de Produtores Agrícolas do Peru (AGAP).
A Agrofest é um importante evento no calendário do país, que reúne palestras de líderes do setor, painéis de discussão sobre temas relacionados com a produção agrícola, fitossanidade, tecnologia e inovação, mercados e, ainda, a demonstração de equipamentos e maquinários. No último ano, a feira contou com mais de 9.000 participantes, que visitaram 70 estandes de expositores provenientes não somente do Peru, mas também de outros países, entre eles Chile, México, Colômbia e Espanha.
A terceira edição do evento marca um momento de mudanças com a nova lei agrária do país, que busca incentivar as agroexportações e a ampliação da busca por tecnologias sustentáveis para alavancar o setor do país, de acordo com declarações do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Irrigação, Ángel Manero, durante a cerimônia de lançamento do Agrofest 2024.
“Neste cenário, a participação da Rafitec Propex, uma empresa especializada na produção de embalagens de polipropileno, sacarias, big bags, filmes agrícolas e tecidos sintéticos para os mais diversos segmentos do mercado, entre cortinas avícolas, geomembranas, filmes para estufas, é estratégica para posicionar tanto a empresa quanto a indústria brasileira como pivôs nesse segmento”, comenta Carlos Moreira, diretor-executivo do Instituto Nacional do Plástico e de projetos do Think Plastic Brazil.
A participação da Rafitec Propex na Agrofest 2024 faz parte da estratégia da empresa de expandir a atuação na América Latina. A empresa já está presente em diversos países da região, como Argentina, Chile, Colômbia e Equador.
Sobre a Rafitec Propex
Indústria Brasileira com quase 30 décadas de experiência em soluções plásticas, a Rafitec Propex é uma empresa especializada na produção de embalagens de polipropileno; sacarias, big bags, filmes agrícolas e tecidos sintéticos para os mais diversos segmentos do mercado – cortinas avícolas, geomembranas, filmes para estufas, mulching.
As unidades fabris somam mais de 100.000 m² de área construída, com cerca de 3.000 colaboradores atuando nas seis fábricas. É parte da Vaccaro Group, um grupo de empresas multisetorial que atua em diversas frentes de negócios, como agrícola, alimentício, energia, construção civil e muitos outros.
Sobre o Think Plastic Brazil
O Think Plastic Brazil começou suas atividades com 38 empresas e, ao longo dos últimos 20 anos, expandiu sua participação para mais de 220 empresas. Nesse período, o Portfólio promoveu 4.773 participações de empresas do setor em 240 projetos especificamente de Promoção Comercial, resultando em 64.366 reuniões. O impacto econômico foi significativo, com mais de US$ 1,247 bilhão em negócios gerados e um investimento total de US$ 12,338 milhões, alcançando um ROI impressionante de USD 101,04 para cada dólar investido. Para aqueles interessados em se juntar ao Portfólio, entre em contato com Richard Assis pelo e-mail richard.assis@thinkplasticbrazil.com ou visite o site thinkplasticbrazil.com.
Sobre o INP
Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. Sua força e representatividade se dão devido à união da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e do Sindicato das Indústrias de Resinas Sintéticas no Estado de São Paulo (SIRESP).
O objetivo do INP, como entidade tecnológica setorial, é ser a vertente de toda a cadeia produtiva do plástico no Brasil. Para isso, a entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão de obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial às pequenas e médias empresas, e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos com melhor qualidade.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.