Entrevista Susanna Bjorklund

Publicado em

Compartilhe

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

1780185600
Banners_ColorTrendWinner_v1_1072x316 (1)
Banners_ColorTrendWinner_v1_384x510

O Think Plastic Brazil conversou com Susanna Bjorklund, palestrante do World Plastic Connection Summit com o tema Design e Inovações – rumo a um mundo mais sustentável. Confira o bate-papo abaixo.

Entrevista Susanna Bjorklund – Palestra Design e Inovações – rumo a um mundo mais sustentável

Quais seriam as palavras-chave em tendências para o mercado de plásticos transformados em 2023/2024?

Sustentabilidade é o mais importante para qualquer mercado! Não é uma tendência, mas um ingrediente crucial em qualquer design.

Devemos nos esforçar para ter em mente todo o ciclo de vida de um produto e criar formas de oferecer produtos, reutilizando, alugando, upcycling, reciclando, unindo forças com empresas inesperadas de diferentes áreas. Oferecer serviços é o futuro. Ser transparente e educar os consumidores é crucial. Menos, mas melhor. Sem esquecer o design e a estética, pois ninguém quer comprar produtos feios.

Em 2022 você esteve no Brasil apresentando as tendências do mercado. Quais foram comprovados e quais você acredita que não foram aceitos?

Os dados mostram que, ano a ano, os consumidores estão prestando mais atenção à sustentabilidade e estão mais dispostos a escolher uma opção sustentável se houver escolhas desejáveis e a faixa de preço for aceitável.

Mas tudo isso está acontecendo mais devagar do que muitas pessoas podem ter pensado. O mundo em que vivemos é complexo e sistêmico.

Enfrentamos anos realmente desafiadores e eles ainda não acabaram, com as consequências da guerra ucraniana ainda em curso. A crise energética e a inflação, o aumento dos juros deixaram as pessoas com menos dinheiro para gastar e fazer escolhas ecológicas.

Menos, mas melhor ainda está no núcleo. Isso significa educar e encorajar empresas e consumidores a mudarem para uma mentalidade diferente. Encorajar em vez de culpar pode funcionar melhor.

No entanto, ainda estou otimista. Podemos fazer uma mudança, muitas inovações e fenômenos encorajadores acontecem o tempo todo. Eles apenas precisam ser melhor comunicados.

Como as cores influenciam as tendências em plásticos processados em todo o mundo – estudos como o Color Trend são importantes para as indústrias?

As cores, claro, influenciam o mercado em todos os lugares. Os mercados são diferentes e é bom lembrar que os gostos mudam mais devagar que as tendências. As indústrias seguem as tendências de cores, algumas mais, outras menos. Pessoalmente, acho que as cores podem estar se tornando mais escuras, quando você pensa em plásticos reciclados, por exemplo, as cores mudam quando se misturam. Muitas empresas também estão experimentando corantes à base de plantas, onde os tons geralmente não são tão brilhantes.

Compartilhe

explore nossos artigos

A Valgroup reuniu grandes marcas do mercado nacional e internacional em Lorena para a reinauguração do LTC (Load Test Center), espaço de experimentação,

Iniciativa percorre Benin, Quênia, Ruanda e Etiópia entre janeiro e fevereiro de 2026. Ação estratégica visa conectar a indústria brasileira

17 empresas brasileiras embarcam para a feira que expõe tendências da indústria de bens de consumo em Frankfurt, na Alemanha;

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Garanta visibilidade
e reconhecimento!

Seja um patrocinador do World Plastic Connection Summit e tenha sua marca exposta em eventos, materiais e canais exclusivos por 24 meses.

Inscreva-se na nossa
Newsletter

Ao inscrever-se, você concorda com nossa Política de Privacidade e fornece consentimento para receber atualizações de nossa empresa.

Workshop Metaprojeto
Design e Inovação

Inscrições prorrogadas até 15/10: cinco empresas terão uma experiência estratégica e imersiva com o prof. Dijon de Moraes, referência internacional na área.