O segundo e último dia de seminários do World Plastic Connection Summit 2023 começou com uma mesa redonda sobre design nos produtos brasileiros, com a moderação do Coordenador do Departamento de Design do Centro Universitário IESB, Marco Aurélio Lobo Júnior; do Coordenador da equipe de Design do Núcleo de Novelas do SBT, Ricardo Vieira Reis; do Gerente de Design, Criação e ESG em Produtos do Grupo Boticário, Bruno Sezerban; e da Designer e Doutora em Ciências da Comunicação, Cecília Consolo.
Ricardo Vieira Reis, Marco Aurélio Lobo Júnior, Cecília Consolo e Bruno Sezerban
No debate, os profissionais trocaram impressões sobre suas experiências e como entendem a aplicabilidade do design no plástico.
“O setor plástico é fundamental no processo de transformação da sociedade”, declarou Marco Aurélio.
“Não existe design sem visão sistêmica. Se consumo um sanduíche leva 10 minutos, a embalagem não pode durar 400 anos”, afirmou Cecília.
“Qual é a importância da embalagem dos nossos produtos? A embalagem é essencial, o design pode fazer parte da solução”, opinou Sezerban.
“É o design que agrega valor ao produto”, resumiu Ricardo.
Em seguida, foi a vez do Diretor de Engenharia e Desenvolvimento de Embalagens da Mondelez International, Luis Rodolfo Arevalo subir ao palco. Em sua terceira participação no Summit, Arevalo apresentou cases de sua bem-sucedida carreira internacional e também demonstrou como a inovação pode ser a principal prioridade e, ao mesmo tempo, um desafio para os profissionais da área.
“A inovação é a forma de criar valor e o design é a chave para trazer inovação à vida “, resumiu Arevalo.
Luis Rodolfo Arevalo
O professor Ricardo Pastore, profissional com 40 anos de carreira no setor de varejo, demonstrou como a estratégia Omnichannel – a integração de todos dos canais de venda de uma empresa – pode ser uma importante ferramenta estratégica de vendas internacionais para empresas.
“O impulsionamento das vendas pelo marketplace é uma realidade e permitem fragmentar a nossa atuação em muitos lugares“, afirmou Pastore.
Ricardo Pastore
A tarde de seminários foi aberta pelo renomado artista e designer brasileiro Jum Nakao, que fez o lançamento do Color Trend 2024, de sua autoria, juntamente com Beatriz Abreu. Em sua fala, Nakao explicou o processo criativo e as inspirações que guiaram a realização do trabalho. “O Brasil é berço da exuberância de cores. Meu desejo foi conectar as pessoas além das cores. Somos um país abençoado pela luz“, declarou Jum Nakao.
Jum Nakao
O setor agro foi o tema do painel “Soluções de Plástico como ferramentas de promoção da produtividade agrícola e segurança alimentar”, moderado pela jornalista Renata Maron, que contou com a participação da Especialista em Desenvolvimento de Mercado da Braskem, Ana Paiva, além da Chefe-Adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Patrícia Verardi Abdelnur, e do Diretor Executivo da Extraplast, Rodrigo Gerling.
Na discussão, foi colocada em pauta a importância do plástico na agricultura e a sua larga utilização no setor, desde a irrigação até o controle de pragas, promovendo uma maior produtividade no campo. “Entendo que o agronegócio é uma grande oportunidade e que o plástico agrega valor ao setor“, declarou Ana Paiva.
“A gente vê imagens preocupantes de desabastecimento de alimentos e acreditamos que a plasticultura pode contribuir para garantir segurança alimentar”, comentou Gering.
Renata Maron, Ana Paiva e Rodrigo Gerling
No meio da tarde, um dos momentos mais aguardados do dia, o anúncio dos vencedores do World Plastic Connection Award 2023. Com 54 empresas inscritas que disputam em quatro categorias cujos vencedores são divididos por grau de maturidade. Esta foi a primeira vez em que a participação foi aberta para empresas não-associadas ao projeto setorial.
Carlos Moreira também realizou o lançamento do International Yearbook 2023. A terceira edição do anuário, publicado em português, inglês e espanhol, reúne informações sobre o setor de plásticos transformados brasileiros e do processo de internacionalização, além dos portfólios de produtos das empresas que integram o projeto setorial. A principal novidade está na diagramação e organização do conteúdo.
A tarde estava quase no fim quando teve início a palestra do Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Jorge Soto, sobre os desafios e oportunidades para o setor plástico em uma economia circular de carbono neutro. Mestre em Engenharia Química e Doutor em Planejamento Ambiental, Soto falou acerca do desafio de criar soluções sustentáveis para a fabricação e reutilização do plástico, além de apresentar iniciativas desenvolvidas pela Braskem, que projeta atingir a neutralidade de carbono até 2050.
“Olhando para a economia circular de baixo carbono, nós temos que trabalhar juntos e buscar engajar a sociedade“, declarou Jorge Soto.
Jorge Soto
A última palestra do dia foi também a mais disputada. O designer americano Karim Rashid, um dos principais nomes internacionais do design foi ao International Hybrid Seminar falar sobre o impacto da inovação e do design no futuro das empresas e a disposição delas para abordar questões profundas e fundamentais da vida humana em seus produtos.
Com 300 prêmios e reconhecimentos internacionais, cerca de 4000 projetos em mais de 40 países, criações presentes em importantes coleções de museus e colaborações com grandes marcas globais, Rashid proporcionou um momento único de inspiração e troca de conhecimento com o público.
“Design é sobre usar o que tenho agora para criar o futuro“, declarou Karim Rashid.
Karim Rashid
O World Plastic Connection Summit 2023 contou com os seguintes apoiadores: Valgroup (Highlight Plastic); Braskem (Master Plastic); Colorfix e Engeflex (Masterbatch Special Plastic); Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; Abiplast e Abiquim (Apoio Institucional); além da Plásticos em Revista, Plástico Virtual e All Pet Food Magazine (Media Partners).