Sustentabilidade

O setor de plásticos transformados brasileiro é comprometido com os  processos produtivos sustentáveis e com a economia circular. 

Uma das iniciativas que tem por objetivo fortalecer a indústria da transformação do plástico com ações que contribuam para o crescimento e competitividade do setor é o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast: http://www.picplast.com.br/), criado em 2013 pela Braskem e ABIPLAST, Associação Brasileira da Indústria do Plástico.

O PICPlast atua em dois principais pilares: Competitividade e Inovação, que conta com investimentos na qualificação profissional e na gestão empresarial; e Vantagens do Plástico, que atua por meio do Movimento Plástico Transforma.

O Movimento Plástico Transforma, criado em 2016, tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas para a sociedade, que reforçam conceitos como consumo consciente, reaproveitamento criativo, descarte correto e reciclagem de plásticos, demonstrando que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos.

Pesquisa PICPlast

Estudo encomendado pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) apontou que 23,1% dos resíduos plásticos pós-consumo no Brasil foram reciclados em 2020. Em relação a 2019, a redução no primeiro ano da pandemia da Covid-19 foi de menos de 1 ponto percentual. A terceira pesquisa sobre reciclagem mecânica do material é resultado da parceria entre a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), representante do setor de transformados plásticos e reciclagem, e a Braskem, maior petroquímica das Américas.

Realizado anualmente desde 2018 pela MaxiQuim, empresa de avaliação de negócios na indústria química com foco em análise de mercados e competitividade, o estudo tem como objetivo mensurar o tamanho da indústria de reciclagem de plásticos no Brasil, acompanhando sua evolução anual.

Acesse os resultados do estudo clicando aqui (http://www.picplast.com.br/detalhe-noticia/estudo-aponta-que-231-dos-residuos-plasticos-pos-consumo-foram-reciclados-em-2020-no-brasil).