Color Trend 2023 é apresentado por Alexandre Herchcovitch

Think Plastic Brazil

Uma das ações de maior destaque do II World Plastic Connection Summit foi o lançamento do Guia Internacional de Tendências de Cores (Color Trend 2023), criado para atender aos profissionais da indústria de plásticos no Brasil e no mundo, que esse ano conta com a assinatura do artista, criador e estilista mundialmente reconhecido, Alexandre Herchcovitch. 

 

O designer dividiu o Color Trend 2023 em 4 temas: Matéria, Recycle Marble, Wooden Blocks, e Metallic Utilities. 

 

“Gostei demais de ter recebido o convite de pensar as cores para 2023. A iniciativa é superimportante porque pontua tendências para o setor. Ter um olhar específico para cada setor acaba dando um norte para todos nós. O mais interessante é chamar alguém de outro setor para fazer essa interferência, essa pesquisa”, destacou Herchcovitch.

 

Durante a recente pandemia de COVID 19, a casa passou a ocupar um papel central na vida das pessoas, e isso serviu de inspiração para Herchcovitch. “A gente percebeu que a casa se tornou uma vedete de uns tempos para cá e os produtos para casa estão sendo repensados, tem que ter utilidade, tem que ser bonitos, os produtos não foram feitos para ficar escondidos”, afirmou o designer que também se inspirou nos elementos da natureza para apontar as tendências que figuram no Guia, como as cores tabaco, verde-militar, azul industrial, rosa e tomate.

 

Já entre as texturas, Alexandre destaca o mármore. “O plástico é extremamente democrático porque aceita qualquer cor e textura. Tenho visto muitos artistas plásticos trabalhando novamente com mármores e aqueles mais confusos, que tem mais veios e cores, isso é facilmente replicável em plástico”, opinou.

 

Outra tendência é a madeira. “Seguindo essa tendência de matérias-primas naturais, percebo que os blocos de madeira, escolhendo diferentes tipos de madeiras. Essa ideia também é facilmente replicada no plástico”, explicou o designer.

 

Na opinião de Herchcovitch, os tons metalizados são “facilmente aplicáveis” no plástico. “Outra tendência que eu vejo é a volta de produtos e móveis com forte uso de metal e eu também vejo plásticos metalizados. Você consegue leveza, qualquer tipo de forma, um pouco de maleabilidade, é a imitação de uma matéria-prima metalizada, mas com as propriedades do plástico”, afirmou.

 

Na construção das cores, Alexandre pensou em uma proposta para deixar menos monocromático, inspirando a criar coleções contemporâneas com peças coloridas entre si ou com blocos de cor diferentes e também sugere “usar e abusar” das cores que não são naturais, como o magenta, o verde pop e o laranja neon, apontada como uma de suas favoritas. “No plástico temos isso com muita propriedade e riqueza. É possível misturar cores fluorescentes numa tendência de mármore”, exemplificou.

 

Os Masterbatches com as cores apresentadas no Color Trend 2022 são da Colorfix. 

 

As empresas associadas do Think Plastic Brazil que produziram as peças em plástico transformado dentro das propostas do Guia Internacional de Cores são: Bral-Max, Crippa, Balões São Roque, Fame, Jaguar Plásticos, Lolly, Alklin, Termolar, uz., Vasap Design, Vasart, e Vouga Decor.

 

Alexandre Herchcovitch entende o Color Trend como uma oportunidade de abertura que permite pensar para frente. “A gente vai criar um laboratório de futuros produtos que vai ser um sucesso. Não esperar muito para ter esse espaço nas empresas para pensar em produtos futuros. Esse é o papel do Color Trend, embora eu entenda que não seja nada fora da casinha, mas entendo que é um book para a gente pensar para frente”, concluiu.