Os copos plásticos de água distribuídos aos participantes da 95ª Corrida Internacional de São Silvestre, realizada no dia 31 de dezembro de 2019, se transformaram em lixeiras doadas para escolas públicas das cidades de São Carlos e Jaguariúna. A entrega das peças finais precisou ser adiada para 2021 por causa da pandemia da COVID-19, que paralisou as atividades das escolas e impactou a produção.
A iniciativa é resultado da parceria entre o Movimento Plástico Transforma, a Jaguar Plásticos, a Fundação Cásper Líbero, a Gazeta Esportiva e a Yescom, organizadora da corrida mais tradicional do Brasil. As lixeiras foram produzidas pela empresa Jaguar Plásticos, participante do Think Plastic Brazil e a notícia integra a primeira reportagem da série de cases sobre sustentabilidade no projeto All Together, inaugurada nesta edição da newsletter Think Plastic Brazil. O novo modelo irá compilar os principais cases baseado no tripé: Ações Sociais e Ambientais, Design e Tecnologia.
Na ação a Jaguar Plásticos foi também responsável pela entrega às secretarias de educação de cada cidade, levando em conta o retorno gradual às aulas presenciais.
Os copos de água distribuídos ao longo dos 15 km de percurso da corrida foram coletados e transportados até a unidade de transformação da Jaguar Plásticos. Posteriormente foram triados e transformados em resina plástica pós-consumo, utilizada para a produção das lixeiras. Ao todo, foram entregues 1.800 lixeiras, separadas em coletores para resíduos recicláveis e para orgânicos. A expectativa é que aproximadamente 62 mil alunos sejam impactados pela iniciativa, nas duas cidades.
De acordo com a Jaguar Plásticos, participar de iniciativas como essas é motivo de orgulho. A empresa informa que, com a coleta realizada, foi possível transformar os copos em 900 kits, contendo 2 lixeiras de 93L, uma para resíduos recicláveis e outra para orgânicos, que serão identificadas com adesivos. “Ajudamos o meio ambiente transformando o plástico descartado em um produto que apoiará a conscientização para o descarte correto e reciclagem de resíduos de toda a sociedade, a começar pelas escolas. É uma forma de inovarmos e o meio ambiente agradece.”, conta o Diretor Comercial Luiz Bascheira, responsável pela ação no grupo Jaguar Plásticos.
Para o Movimento Plástico Transforma, a ação é de extrema importância, pois exemplifica os benefícios da destinação correta dos resíduos. “É gratificante acompanhar o encerramento deste ciclo, que começou com a coleta dos copos plásticos durante a São Silvestre, um dos eventos mais importantes do Brasil. Nós entendemos que essa é uma ótima oportunidade de materializar o conceito de Economia Circular e estimular a conscientização da sociedade sobre as vantagens de adotar atitudes sustentáveis”, afirma Fernanda Maluf, uma das coordenadoras do Movimento Plástico Transforma.