ApexBrasil e INP renovam convênio Think Plastic Brazil

Think Plastic Brazil

O Instituto Nacional do Plástico (INP) renovou seu convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para o Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados plásticos no processo de industrialização para os mercados-alvos. Este marco representa o 14º ciclo estratégico do convênio com um investimento de R$18,3 milhões, 10% a mais que o convênio anterior. 

Carlos Moreira, Diretor-Executivo do Instituto Nacional do Plástico e de projetos do Think Plastic Brazil, afirma que o contrato é o reconhecimento de um trabalho que vem dando resultado às exportações do setor. “Este ambicioso plano de ação não apenas reflete o otimismo e a visão de futuro compartilhados pela ApexBrasil e o Instituto Nacional do Plástico, mas também serve como um convite às empresas brasileiras do setor plástico para se engajarem e explorarem as vastas oportunidades oferecidas pelos mercados globais”, diz o executivo.

Entre 2022 e 2023, houve um crescimento de 2,7% no volume de produtos exportados dentre as empresas associadas. O número de empresas beneficiadas viu um acréscimo expressivo de 24%, enquanto o total de empresas envolvidas em exportações teve um aumento de 22,54%. De forma notória, foi registrado um incremento de 150% na quantidade de novos participantes no mercado de exportação, sinalizando uma forte atividade no setor. Adicionalmente, a diversidade geográfica das exportações se expandiu, com um crescimento de 5,26% nos destinos atingidos.

O Think Plastic Brazil é resultado parceria entre o INP e ApexBrasil e é o representante oficial das indústrias de produtos transformados plásticos brasileiros destinados às verticais Agronegócios, Brinquedos e Puericultura, Construção Civil, Embalagens, Insumo para transformação e Utilidades Domésticas. 

“Somos uma entidade de classe que defende de forma transversal os interesses do setor no processo de internacionalização e, recentemente, a atração de investimentos.”, aponta Moreira. “Por ser a única entidade parceira da ApexBrasil que defende os interesses internacionais das seis verticais apresentadas acima, evitando a sobreposição de esforços, acreditamos que nossas metas desafiadoras poderão ser alcançadas.”

Distribuição do investimento

89% do orçamento será destinado ao desenvolvimento de atividades voltadas para a promoção comercial e de imagem do setor brasileiro no cenário global. Entre as iniciativas destacam-se a participação em feiras internacionais, a realização de projetos compradores e missões comerciais, além de imersões e missões prospectivas. O projeto ainda inclui ações de comunicação digital, produção de materiais promocionais e vídeos institucionais, visando projetar o dinamismo e a inovação do setor além das fronteiras. 

Os 11% restantes do investimento serão alocados para estruturar o alicerce do setor, com foco na sensibilização e no engajamento de novos prospectos, além da oferta de cursos, palestras e seminários internacionais.

Com o investimento, o Think Plastic Brazil está programando um calendário anual intenso, com atividades como o Color Trend 2024/2025 e o lançamento do Yearbook 2024, ofertas de cursos e seminários internacionais, destacando a importância da capacitação e reconhecimento das empresas brasileiras no mercado global.

Saiba mais sobre a atuação do portfólio acompanhando nossas redes sociais e aqui, em nosso site. 

Sobre o Think Plastic Brazil 

O Think Plastic Brazil foi criado em dezembro de 2003, quando a cadeia brasileira de plásticos integrados foi selecionada como uma das 10 maiores do mundo, reconhecida por sua alta tecnologia e pela capacidade de seus recursos humanos. O projeto é realizado em colaboração com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), sob a coordenação do Instituto Nacional do Plástico (INP), para promover a exportação de produtos plásticos transformados. 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.